O Sport segue invicto em Clássicos. Diante do Santa Cruz, pelo Campeonato Pernambucano, o Leão dominou as ações e, com gols de Jorginho e Luciano Juba, venceu o Clássico das Multidões. Com o resultado, o Leão se isola ainda mais na liderança do Estadual.
Assim, o Rubro-negro chega aos 27 pontos conquistados em 11 jogos. Já o Tricolor vê a luz de alerta ligar pela vaga na Série D 2024. A derrota coloca a Cobra Coral na 9ª posição com apenas 12 pontos. O próximo compromisso do Sport é novamente diante do Santa Cruz, na Ilha do Retiro, dessa vez pela Copa do Nordeste.
O jogo acontece no sábado (18), às 17h30. O Tricolor, entretanto, ainda terá mais um desafio antes do clássico pelo Regional. Assim, a Cobra Coral enfrenta o América-MG, pela Copa do Brasil, na Arena Independência, na próxima terça-feira, às 21h30.
O que aconteceu na partida
O ambiente na Ilha do Retiro, com mais de 20 mil torcedores, não dava outra alternativa aos times se não atuar com muita intensidade desde o apito inicial.O Sport, novamente atuando com uma linha ofensiva alta, principal característica rubro-negra, foi quem tomou a iniciativa. O Santa Cruz, por sua vez, apostou suas fichas numa proposta reativa, o técnico Ranielle Ribeiro optou por três zagueiros no esquema tático.
Diante das propostas das equipes, os minutos iniciais foram de verdadeira pressão do Leão. E logo aos 15, Ronaldo acertou belo passe no meio da linha defensiva, Jorginho recebeu sem marcação e finalizou sem chances para Michael, abrindo o placar na partida. Apesar do resultado, o Sport seguiu soberano em todos os setores do campo, mas ficou clara na chateação do técnico Enderson Moreira, na área técnica, diminuição do ritmo no setor ofensivo.
Na volta do intervalo, Ranielle Ribeiro desfez a estratégia para partida, com isso desmontou o esquema tático com três zagueiros, promovendo as entradas de Anderson Paulista e Maranhão. Diferentemente da primeira etapa, nos minutos iniciais, o Santa Cruz melhor distribuindo em campo demonstrando postura mais ofensiva. Neste momento de pressão, a Cobra Coral empilhou oportunidades de gols, aos oito minutos, Alemão cabeceou com perigo, a bola saiu perto da trave. Aos 12, em rápido contra-ataque, Lucas Silva chutou forte e Renan fez bela defesa.
Diante de uma pressão coral, o Sport aproveitou de um dos mantras do futebol: ‘quem não faz, leva’, aos 16 minutos, Labandeira recuperou a bola e cruzou para Igor Cariús que ajeitou para Luciano Juba livre, na entrada da área, que finalizou para ampliar a vantagem no clássico. Com o placar ampliado, foi um verdadeiro banho de água fria para as pretensões corais na partida, que começou a optar por finalizações precipitadas de fora da área. Nas arquibancadas da Ilha do Retiro, a torcida rubro-negra fez uma linda festa comemorando o grande momento do clube na temporada.
Ficha técnica
Local: Ilha do Retiro
Árbitro: Deborah Cecília Cruz Correia
Assistentes: Francisco Chaves Bezerra Júnior e José Romão da Silva Neto
Gols: Jorginho aos 14/1ºT e Luciano Juba aos 16/2ºT (Sport)
Cartões amarelos: Ronaldo e Renan (Sport); Pipico, Alemão e Daniel Pereira (Santa Cruz)
Público: 21.708 torcedores
Renda: R$ 640.965,00
Sport: Renan; Eduardo (Ewerthon), Sabino, Chico e Igor Cariús; Ronaldo (Pedro Martins), Fabinho e Jorginho (Gabriel Santos); Edinho (Facundo Labandeira), Luciano Juba e Vágner Love (Matheus Vargas). Técnico: Enderson Moreira
Santa Cruz: Michael; Ítalo Melo, Alemão e Gabriel Yanno (Anderson Paulista); Jefferson Feijão (Dayvid), Daniel Pereira (Maranhão), Arthur, Felipe Gedoz (Chiquinho) e Marcus Vinícius; Lucas Silva e Pipico. Técnico: Ranielle Ribeiro
ESTADUAIS – SPORT 2 X 0 SANTA CRUZ | ITABUNA 1 X 0 BAHIA
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.