O Sport oficializou a saída em definitivo de dois jovens promissores da base para o Amazonas, clube que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. A informação foi divulgada pelo jornalista Pedro Maranhão, do portal NE45.
Os jogadores são o lateral-direito Kayan e o volante Vitor Neves, ambos de 20 anos. O clube pernambucano rescindiu os contratos dos atletas, mas manteve 25% dos direitos econômicos de cada um, apostando em um eventual retorno financeiro no futuro.
Os dois atletas tinham contrato com o Leão até 2026, mas vinham com pouca minutagem na categoria Sub-20. Segundo João Marcelo Barros, vice-presidente de Inovação & Tecnologia e um dos gestores da base rubro-negra, a decisão faz parte de uma estratégia de valorização de jovens com pouco espaço.
“Foram liberados em definitivo, e nós manteremos 25% de cada. Ambos não estavam tendo minutagem no Sub-20, e temos outros atletas à frente. Dessa maneira, para que eles possam ter minutagem e continuar se desenvolvendo, firmamos esta parceria com o Amazonas que está iniciando o Sub-20. É melhor termos um percentual de um atleta que esteja jogando, do que tudo de um atleta que não seria aproveitado”, explicou.
João Marcelo Barros, Sport
O movimento é visto internamente como uma parceria estratégica: o Sport abre espaço na base, permite que os atletas ganhem experiência em um novo ambiente competitivo e, ao mesmo tempo, mantém a possibilidade de lucrar com futuras vendas.
Kayan, que também pode atuar como ponta, chegou ao Sport em 2021 e fez três jogos pelo profissional em 2025, todos pelo Campeonato Pernambucano. Já Vitor Neves defendia o clube desde 2018, com quatro partidas pelo Brasileiro de Aspirantes em 2024.