Polêmica! Sport e Bahia questionam CBF sobre inversão de mando de campo em Guarani x Vasco; Confira

Sport e Bahia questionaram a CBF
Sport e Bahia questionaram a CBF

As diretorias de Sport e Bahia questionaram a CBF, através de um documento, sobre a inversão do mando de campo de Guarani x Vasco. A partida está marcada para a próxima quinta-feira (19), às 21h30, com mando do Bugre, será realizada na Arena Amazônia, em Manaus, onde o time carioca tem uma grande torcida. O estádio Brinco de Ouro, em Campinas, está passando por uma reforma no gramado.

Por isso, o Guarani mandou o jogo para a Arena da Amazônia. A decisão gerou insatisfação de tricolores e baianos. De acordo com a nota publicada pelos clubes, o local da partida trata-se de uma inversão de mando de campo e que viola o artigo 20, parágrafo único, do Regulamento Específico da Competição.

O que diz o parágrafo único do Artigo 20

O clube que queira deslocar partidas para outras praças deverá, com 30 dias de antecedência, demonstrar que, de maneira nenhuma, esta prática representa: (i) prejuízo ao equilíbrio técnico da competição; (ii) prevalência do interesse econômico particular do clube, em detrimento dos aspectos técnicos da competição; (iii) prejuízo da presença dos torcedores do clube mandante no estádio escolhido; (iv) privilégio de qualquer natureza em favor do clube adversário, como inversão ou comercialização do mando de campo; entre outros aspectos a serem avaliados pela DCO.

Sport e outros 24 clubes das Séries A e B definem proposta para integrarem a Libra

Nesta última segunda-feira (15), 25 clubes das Séries A e B, incluindo o Sport, participaram de uma reunião no Rio de Janeiro. O assunto tratado era exclusivamente a participação dessas equipes na nova liga brasileira, denominada Libra. Assim, após mais de três horas de conversas, o grupo denominado Forte Futebol, chegou a um consenso sobre a divisão das receitas para poderem assinar a criação da nova liga brasileira de futebol.

Os clubes definiram os valores que serão propostos para se juntarem a Libra. Representados em sua maioria por seu dirigentes, os clubes definiram que querem o rateio de 45% igualitários, 30% proporcionais ao resultado esportivo e, por fim, 25% de acordo com a audiência, presença da torcida no estádio e engajamento nas redes sociais. Sendo assim, em breve, os clubes abrirão oficialmente conversas com o grupo da Libra em busca de fechar esse acordo. 

A maior dificuldade para o consenso dos clubes vem sendo a respeito dos critérios relacionados ao engajamento. Os clubes tem alegado que nesse critério podem haver muitos fatores externos. Sendo assim, para alinhar o assunto, formaram um comissão com seis clubes e com a um da Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANFC), equivalendo a um bloco de times da Série B.

Além disso, outra comissão foi criada, dessa vez para negociar com os clubes da Libra. Assim, cinco presidentes de clubes (América-MG, Atlético-MG, Fluminense, Fortaleza e Internacional), além de Francisco Battistotti, ex-presidente do Avaí, que foi nomeado como representante das equipes, irão abrir conversas com os clubes fundadores da Libra. Confira os clubes que estiveram nesta reunião no Rio de Janeiro.

Coletiva do técnico Gilmar Dal Pozzo (Novorizontino x Sport)

YouTube video