As diretorias de Sport e Bahia questionaram a CBF, através de um documento, sobre a inversão do mando de campo de Guarani x Vasco. A partida está marcada para a próxima quinta-feira (19), às 21h30, com mando do Bugre, será realizada na Arena Amazônia, em Manaus, onde o time carioca tem uma grande torcida. O estádio Brinco de Ouro, em Campinas, está passando por uma reforma no gramado.
Por isso, o Guarani mandou o jogo para a Arena da Amazônia. A decisão gerou insatisfação de tricolores e baianos. De acordo com a nota publicada pelos clubes, o local da partida trata-se de uma inversão de mando de campo e que viola o artigo 20, parágrafo único, do Regulamento Específico da Competição.
O que diz o parágrafo único do Artigo 20
O clube que queira deslocar partidas para outras praças deverá, com 30 dias de antecedência, demonstrar que, de maneira nenhuma, esta prática representa: (i) prejuízo ao equilíbrio técnico da competição; (ii) prevalência do interesse econômico particular do clube, em detrimento dos aspectos técnicos da competição; (iii) prejuízo da presença dos torcedores do clube mandante no estádio escolhido; (iv) privilégio de qualquer natureza em favor do clube adversário, como inversão ou comercialização do mando de campo; entre outros aspectos a serem avaliados pela DCO.
Sport e outros 24 clubes das Séries A e B definem proposta para integrarem a Libra
Nesta última segunda-feira (15), 25 clubes das Séries A e B, incluindo o Sport, participaram de uma reunião no Rio de Janeiro. O assunto tratado era exclusivamente a participação dessas equipes na nova liga brasileira, denominada Libra. Assim, após mais de três horas de conversas, o grupo denominado Forte Futebol, chegou a um consenso sobre a divisão das receitas para poderem assinar a criação da nova liga brasileira de futebol.
Os clubes definiram os valores que serão propostos para se juntarem a Libra. Representados em sua maioria por seu dirigentes, os clubes definiram que querem o rateio de 45% igualitários, 30% proporcionais ao resultado esportivo e, por fim, 25% de acordo com a audiência, presença da torcida no estádio e engajamento nas redes sociais. Sendo assim, em breve, os clubes abrirão oficialmente conversas com o grupo da Libra em busca de fechar esse acordo.
A maior dificuldade para o consenso dos clubes vem sendo a respeito dos critérios relacionados ao engajamento. Os clubes tem alegado que nesse critério podem haver muitos fatores externos. Sendo assim, para alinhar o assunto, formaram um comissão com seis clubes e com a um da Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANFC), equivalendo a um bloco de times da Série B.
Além disso, outra comissão foi criada, dessa vez para negociar com os clubes da Libra. Assim, cinco presidentes de clubes (América-MG, Atlético-MG, Fluminense, Fortaleza e Internacional), além de Francisco Battistotti, ex-presidente do Avaí, que foi nomeado como representante das equipes, irão abrir conversas com os clubes fundadores da Libra. Confira os clubes que estiveram nesta reunião no Rio de Janeiro.
- América-MG
- Atlético-GO
- Atlético-MG
- Athletico-PR
- Avaí
- Brusque
- Ceará
- Chapecoense
- Coritiba
- CRB
- Criciúma
- CSA
- Cuiabá
- Juventude
- Fluminense
- Fortaleza
- Goiás
- Guarani
- Internacional
- Londrina
- Náutico
- Operário
- Sampaio Corrêa
- Sport
- Vila Nova
Coletiva do técnico Gilmar Dal Pozzo (Novorizontino x Sport)
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.