O Sport e outros 24 clubes das Séries A e B que não ingressaram à Liga do Futebol Brasileiro (Libra) oficializaram a criação de uma nova liga, nesta terça-feira (28). O grupo se chama Liga Forte Futebol do Brasil (LFFB), e tem como objetivo buscar por divisões igualitárias as receitas. A informação foi dada em primeira mão pela Veja. Em reunião realizada na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Sport se uniu a outros 24 clubes para assinar o estatuto da nova liga.
Esses clubes se negaram a integrar o grupo Libra por entenderem não haver justiça nas divisões de direitos de receitas, transmissões e engajamento de públicos. O grupo Forte Futebol pede divisões em 50% de direito igualitários, 25% de acordo com campanhas esportivas e outros 25% com ganhos por audiência. A Libra, no entanto, oferece esse repartimento com 40% igualitários, 30% de performance desportiva e 30% por engajamento.
Apesar de haver várias tentativas de conversas por parte dos clubes que fazem parte do Forte Futebol, os que representam a Libra só aceitam negociar com aqueles clubes que já ingressaram ao grupo e recusaram os vários convites para uma reunião.
“Reunidos no Rio de Janeiro, representantes de 25 clubes acabam de assinar a Ata de constituição da Liga Forte Futebol do Brasil, inclusive com a formalização de Estatuto. A Liga já nasce com 62.5% dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro”, diz a nota oficial dos 25 clubes que fazem parte da nova liga.
Além do Sport, também assinaram o acordo os clubes Fortaleza, Atlético-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, América-MG, Avaí-SC, Brusque-SC, Chapecoense, Coritiba, Criuciúma-SC, CRB-AL, CSA-AL, Fluminense, Goiás, Internacional, Juventude-RS, Londrina-PR, Náutico-PE, Operário-PR, Sampaio Corrêa-MA, Ceará, Vila Nova-GO e Tombense-MG.
Cruzeiro x Sport – Coletiva do técnico interino César Lucena
Sport divulga vídeo oficializando contratação de Lisca
Confirmado! Lisca é o novo técnico do Sport. Com o nome publicado no BID da CBF, o técnico teve a contratação anunciada nas redes sociais do clube no início da noite desta segunda-feira. Aos 48 anos, o treinador assinou contrato até o final da Série B. No anúncio da contratação, o leão divulgou um vídeo descontraído nas redes sociais, com a participação do atacante Neto Baiano.
O ex-jogador rubro-negro esteve envolvido em algumas polêmicas com Lisca, na época que o treinador comandou o Náutico, em 2014. Apesar da rivalidade, os dois sempre trocaram elogios em entrevistas. Lisca chegará ao Recife nesta quarta-feira (29), e comanda o time diante do Vasco, no domingo (03), às 16h, no Maracanã.
“É com muita honra e muito orgulho que passo a fazer deste grande clube, que tem uma imensa torcida. Conto com todos vocês e com o apoio maciço que bem conheço. Agora juntos vamos buscar o acesso”, afirmou o novo comandante leonino.
Segundo o vice-presidente de futebol do Clube, Augusto Carreras, o desejo em treinar o Sport pesou para o acerto. “Casou o desejo do Clube, que sempre viu Lisca como prioridade e a vontade do próprio treinador, que por diversas vezes colocou o Sport como um objetivo profissional em sua carreira. Agora ele vai subir do lado certo do alambrado”, enfatizou o dirigente.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.