O ano de 2025 ficará marcado na história recente do Sport por contrastes evidentes. Ao mesmo tempo em que o Rubro-negro celebrou a conquista do 45º título do Campeonato Pernambucano, o clube viveu um dos capítulos mais difíceis no cenário nacional, com uma campanha fraca no Campeonato Brasileiro.
Paralelamente aos resultados em campo, os números do departamento médico revelam um problema estrutural enfrentado ao longo da temporada. Durante todo o ano, o Sport somou 40 afastamentos por questões clínicas, número que supera com folga o registrado na última participação do clube na Série A, em 2021, quando foram contabilizados 30 problemas médicos.

A comparação aponta um crescimento de 33% nas baixas por lesão, dado que ajuda a contextualizar as dificuldades de desempenho e de manutenção de um time base competitivo. As lesões musculares na coxa foram o principal motivo de ausência no elenco rubro-negro em 2025.
Ao todo, foram 16 ocorrências, atingindo 11 jogadores diferentes. O meia Lucas Lima foi quem mais sofreu com esse tipo de problema, acumulando três passagens pelo departamento médico apenas por lesões nessa região.
Uma das situações mais graves da temporada aconteceu logo nos primeiros meses. O zagueiro Rafael Thyere sentiu fortes dores lombares, foi diagnosticado com hérnia de disco e precisou passar por procedimento cirúrgico. O defensor desfalcou a equipe em 25 partidas por conta da cirurgia e, ao fim do ano, liderou o ranking de ausências do Sport em 2025, com 28 jogos fora por lesão.
Outros nomes também conviveram com recorrência de problemas físicos. Igor Cariús, Lucas Lima e Pablo encerraram o ano como os atletas com mais idas ao departamento médico, com quatro casos cada. Cariús sofreu com dores nas costas, na coxa e na panturrilha, além de cumprir o protocolo de concussão em uma ocasião.

Lucas Lima, além das três lesões na coxa, ficou fora por um problema no joelho. Já o atacante Pablo desfalcou o Leão por duas lesões na panturrilha e duas na coxa. O Sport ainda teve dois jogadores submetidos a cirurgias ao longo da temporada. Além de Rafael Thyere, o lateral-esquerdo Igor Cariús passou por procedimento cirúrgico em razão de dores no púbis, ficando fora de 25 jogos.
Com o encerramento da temporada, os dados reforçam um ponto de atenção para a diretoria rubro-negra: a necessidade de revisão profunda nos setores de preparação física, prevenção de lesões e gestão de elenco. Em um ano que começou com título e terminou com queda, a fragilidade física foi um dos fatores determinantes para o desfecho negativo no Campeonato Brasileiro.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.

