Depois de obter a classificação na primeira fase, o Sport enfrenta o Cuiabá, nesta quinta-feira (25), pelo primeiro jogo das quartas de final do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. A bola rola às 15h, no estádio da Ilha do Retiro , e terá transmissão da TV Sport. Os rubro-negros estão há cinco jogos invictos na competição, com três vitórias e dois empates. Enquanto mandante, a equipe comandada por Sued Lima tem 100% de aproveitamento: são seis gols marcados e nenhum sofrido.
“Momento importante para nós. Não éramos favoritos para avançar, mas conseguimos mostrar toda a nossa qualidade diante dos dois times que eram tido como grande força, até pelo investimento. A força do nosso conjunto já vem de anos na base, com atletas que jogam juntos desde o Sub-17”, afirmou o volante Ítalo, um dos destaques do time.
“É levar isso para o jogo no Arruda. Naturalmente que não é a Ilha, mas teremos o apoio da nossa torcida e buscaremos obter a vantagem durante os 90 minutos”, acrescentou.
Do outro lado, o Cuiabá avançou em primeiro do grupo D, com cinco vitórias e um empate na primeira fase. A equipe realizou forte investimento, com um time montado para disputar o torneio nacional. As equipes voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira (1), no Mato Grosso.
BASTIDORES de Sport 1×0 Chapecoense
Vai fazer falta? A caminho do Vasco, grande promessa se despede do Sport: “Abriu as portas para mim”
O jovem Lukas Zuccarello chegou ao Sport durante a pandemia, em 2020, quando as categorias de base do clube ficaram sem calendário e sofreram demissões em massa. Em pouco tempo, tornou-se uma promessa visada por vários clubes. Dois anos depois, se despede do Rubro-negro rumo ao Vasco. A saída de Lukas rendeu críticas da torcida, insatisfeita pela perda do atleta. Principalmente porque a despedida se tornou pública pouco após as saídas do goleiro Aranha, emprestado ao Palmeiras, e do zagueiro Isac, transferido em definitivo para o Bragantino.
“Hoje com o coração cheio de gratidão me despeço desse grande clube que abriu as portas para mim e me acolheu junto com a torcida maravilhosa nesses dois anos que foram de muito aprendizado, evolução conquistas e títulos. Onde fui muito feliz e vivi até aqui os meus melhores momentos no futebol”, disse, nas redes sociais.
No caso de Isac, o Sport afirmou que a negociação não passou pela presidência do clube, e avançou de tal forma que não seria possível reverter. Isac e Aranha, contudo, tinham contratos profissionais assinados com o Sport. No caso de Lukinhas, a idade ainda não permite a formação de vínculo trabalhista. A Lei Pelé e a FIFA determinam a idade mínima de 16 anos para assinaturas de contrato de trabalho. Lukinhas tem apenas 15.
O Sport não tem mais direito ao Certificado de Clube Formador, que pode assegurar vínculo com os pratas da casa mesmo nos casos de contrato de formação. Nas últimas semanas, o Rubro-negro chegou a adotar uma estratégia diferente para outro destaque da base: o meia-atacante Fernandinho. Na linha do Palmeiras com Endrick, o clube pernambucano firmou um pré-contrato que passará a valer quando o atleta fizer 16 anos, em outubro.
A diferença para o caso de Lukinhas, contudo, é que a ida para o Rio de Janeiro está nos planos da família do jogador. Fernandinho chegou a passar uma temporada na capital carioca, pelo Flamengo, e pediu para voltar.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.