Sport de olho! Entenda como o 5G vai afetar as transmissões esportivas

Sport de olho no 5G
Sport de olho no 5G

Sport de olho! Grito de gol antecipado, imagem travada e até a queda do sinal. Problemas como estes tornaram-se comuns com a popularização do consumo de esportes por meios digitais. O brasileiro assiste cada vez mais as competições pelo computador, pelas smart TVs e, principalmente, pelo celular. A evolução nas transmissões está entre as melhorias aguardadas pela implementação da tecnologia 5G, que já chegou a três capitais do país (Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre, além do Distrito Federal) e tem previsão de estar nas demais até o fim de setembro.

O 5G tem capacidade de trabalhar com muito mais antenas, aumentando a transmissão de dados, e numa velocidade maior. Além disso, conta com a possibilidade de ajustes para suportar altas densidades de acessos. Além de assistir aos jogos com melhor resolução e sem travamento, o expectador poderá ter mais informações ao seu alcance. O 5G potencializa oportunidades de negócios de natureza digital para eles.

“Desde você vender com mais qualidade ingressos para jogos, com um melhor atendimento até você pode ter transmissões de streaming com um delay reduzido e aumentar ainda mais o consumo. É uma tecnologia de alargamento de banda que nos permite transmitir mais dados e mais rápido, e, com isso, uma série de negócios serem disparados”, explica o especialista em inovação no esporte e CEO da startup Feel the Match Bruno Maia.

“Qualquer acesso a informação de interação entre o que acontece no campo e o usuário aumenta. Desde você poder ver a transmissão em tempo real, como antigamente as pessoas ouviam o rádio na arquibancada, até ter uma dezena de outras informações imputadas sobre esta experiência. Como poder apontar a câmera para um lugar do campo e saber que jogador é aquele. Vai depender mais da criatividade dos desenvolvedores”.

Exibidora do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil (e da Libertadores a partir de 2023), a Globo vem investindo em tecnologia. A emissora informou que utilizará kits de câmeras sem fio compactas que utilizam o 5G em suas coberturas, o que permitirá a transmissão de jogos em 4K e a redução do delay.

“Isso nos trará mais disponibilidade e velocidade na geração de matérias, além de qualidade nas transmissões. Outro ponto importante é que, graças à baixa latência e alta velocidade proporcionadas pelo 5G, a captação ao vivo em resolução 4K sem fio se torna viável” diz trecho da nota encaminhada pela comunicação da Globo.

Primeiro dia de Vagner Love no Sport

YouTube video

Vagner Love é regularizado e pode estrear pelo Sport, diante do Criciúma

Bidou no Sport! O atacante Vagner Love já está à disposição do técnico Claudinei Oliveira para entrar em campo com a camisa rubro-negra. Nesta sexta-feira, o jogador de 38 anos teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário da CBF, e está apto a fazer sua estreia diante do Criciúma, jogo válido pela rodada 21, que será realizado na Ilha do Retiro, na próxima terça-feira, às 21h30.

O jogador foi elogiado pela comissão técnica por sua condição física na apresentação, e deixou claro que está ansioso para jogar. Love tem passagens marcantes por grandes clubes do Brasil, como Palmeiras, Flamengo e Corinthians. Assim, o Sport será o primeiro clube nordestino em sua carreira. Contratado pelo Midtjylland no início do ano, o jogador fez apenas nove jogos, marcando um gol em 2022.

O atleta foi contratado como a grande esperança de gols do Rubro-negro para o segundo turno da Série B. Setor carente do Leão, o ataque está entre os menos positivos da Segundona, com apenas 15 gols marcados em 21 jogos. Atualmente, o Leão é o quinto colocado da divisão de acesso à elite nacional com 30 pontos ganhos. Contudo, pode perder três posições dependendo da combinação de resultado no encerramento da rodada.