22 clubes do Nordeste, incluindo vários participantes da Copa do Nordeste (Sport, Náutico, Ceará, Bahia, Fortaleza, CSA, CRB e etc) enviaram um pedido a CBF, buscando que esse novo protocolo de vacinação, que proíbe a presença de atletas e membros da comissão técnica com 14 dias de diferença entre o jogo e a segunda dose da vacina, só entre em vigor 15 dias após o recebimento do novo guia médico. Que foi entregue aos clubes no último dia 20 de janeiro. Um dia antes das partidas
Por conta disso, os clubes entendem que não tiveram tempo hábil para se enquadrar nas novas exigências. Caso a CBF não autorize, podemos ver uma enxurrada de pedidos no STJD, em busca da utilização dos atletas e membros “prejudicados”. Lembrando que nenhum clube foi contra o novo protocolo, e nenhum clube é contra a necessidade da vacinação e dos testes de COVID. O que está em discussão, são os 14 dias após a vacina, que foi implementado um dia antes dos jogos. Fato que impactou diretamente em vários clubes.
Segue a lista dos 22 clubes que enviaram o ofício para a CBF: ABC, Confiança, Ceará, CRB, Bahia, Fortaleza, Santa Cruz, Sergipe, River, Floresta, Alagoinhas, América, Botafogo-PB, CSA, Náutico, Vitória, Salgueiro, Campinense, Sport, Altos, Souza e Globo.
Com isso, o Sport vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para garantir a liberação de jogadores que ainda não cumprem o novo protocolo médico divulgado pela CBF. No elenco rubro-negro, quatro integrantes não atendem, por enquanto, aos requisitos e podem ficar de fora do clássico contra o Náutico. São os casos do lateral Ewerthon, do meia Gustavo e dos atacantes Cristiano e Flávio.
Os quatro atletas já tomaram a vacina e aguardam o cumprimento dos 14 dias para ficarem à disposição. Porém, não haverá tempo hábil de serem liberados para o confronto diante do Náutico, sábado (29), pela Copa do Nordeste. Por esse motivo, o clube entrará com um recurso no STJD para antecipar a presença dos jogadores em campo.
Em contato com o Esportes DP, o vice-presidente jurídico do Sport, Rodrigo Guedes, questionou a mudança no regulamento às vésperas do início da temporada. “A CBF simplesmente, de uma hora para outra, modificou a forma de como era feito o procedimento de Covid. Agora, tem que ter um período vacinal completo, ou seja, só depois de 14 dias da segunda dose. Essa regra saiu na sexta-feira, um dia antes do jogo. Todos os times da competição entraram com um pedido conjunto, dizendo que foram surpreendidos com essa regra. Estamos analisando uma medida para entrar no STJD e deixar garantido que os jogadores façam como antigamente, podendo jogar com teste negativo”, afirmou.
Confira os grupos da Copa do Nordeste 2022 (O Sport está no grupo A):
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.