Evandro Carvalho comenta punição do STJD ao Sport: “Inapropriada e excessiva”

Sport observa Evandro Carvalho
Sport observa Evandro Carvalho

O presidente da FPF, Evandro Carvalho, avalia que o Sport só terá como reverter a pena de oito jogos de portões fechados em competições da CBF imposta de forma unânime pelo STJD caso os responsáveis pelo atentado ao ônibus do Fortaleza sejam presos. Sem isso, na visão do mandatário, não há como reduzir a condenação.

O Sport foi denunciado pelo procurador Marcos Souto Maior com base no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Posteriormente, o relator Diogo Maia sugeriu pena de oito jogos de portões fechados e multa de R$ 80 mil, além de o clube rubro-negro ficar sem carga de ingressos como visitante durante o período.

Os outros auditores e o presidente da Segunda Comissão Disciplinar acompanharam e, por unanimidade, o Leão foi punido. Punição essa que, na visão do presidente da FPF, foi excessiva. Contudo, o dirigente reconheceu que não há como reverter a condenação sem as prisões dos responsáveis pelo atentado. Até aqui, quase três semanas depois, ninguém foi preso.

“Do ponta vista jurídico, (a decisão é) inadequada, inapropriada e excessiva. Contudo, é preciso compreender que o STJD é um órgão político, independentemente da sua natureza jurídica, porque tem uma composição de pessoas da sociedade de advogados, ex-juízes e etc. E isso tem um impacto social, aquele caso foi um caso violente, emblemático. Mas abstraindo essa questão técnica e processual, o que nós precisamos é que, de fato, essas prisões desses marginais ocorram”, disse Evandro Carvalho ao NE45.

“Quando tivermos 10, 20, 30, 40 pessoas presas, nós temos certeza que teremos dado a mesma reposta à sociedade e ao STJD. E aí, no pleno do julgamento do recurso, acredito que nós vamos reverter essa decisão. Mas, por enquanto, não há como reverter sem que ocorram essas prisões pelo poder judiciário em Pernambuco após a conclusão do inquérito pela Polícia Civil”, completou o dirigente da FPF.

O Sport vai recorrer ao pleno do STJD na tentativa de reduzir a pena. E na visão do presidente da FPF, caso aconteçam prisões até lá, o clube tem chance de ter a punição atenuada.

“Esse é um primeiro julgamento, nós chamamos de julgamento da turma, equivale ao primeiro grau na Justiça Comum. Evidente que é um julgamento de primeira impressão e que será revisado. E, via de regra, as revisões sempre atenuam na penalização, ainda mais quando houver prisões. Isso vai sedimentar muito mais a defesa do Sport, de que o Sport tomou todas as providências, de que o Sport que não poderia fazer mais do que fez, de que o Estado está respondendo, de que as prisões estão feitas… Isso vai ajudar muito”, completou.

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE DO SPORT, YURI ROMÃO

YouTube video