Depois de muita confusão, Evandro Carvalho bate o martelo e define formato do Campeonato Pernambucano; Entenda

Sport de olho em Evandro Carvalho
Sport de olho em Evandro Carvalho

Sport de olho! O Campeonato Pernambucano de 2023 passou de 12 para 13 participantes. Em reunião na sede da FPF, os clubes decidiram pela inclusão tanto do Belo Jardim, quanto do Petrolina, que travavam no Superior Tribunal de Justiça Desportiva o direito a participar da competição.

Inicialmente, o Petrolina havia sido punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco com a perda de quatro pontos por uma suposta escalação irregular do zagueiro Raykar, perdendo o acesso para a Série A1 para o Belo Jardim. Porém, na semana passada, o clube sertanejo conseguiu recuperar os pontos no STJD, que posteriormente também acatou o recurso do Belo Jardim.

Com isso, uma decisão final sobre o caso só ocorreria após o recesso do tribunal, no final de janeiro, o que forçaria o Pernambucano a ter início apenas em fevereiro e possivelmente com outra fórmula de disputa (três grupos com quatro equipes).

Assim, para não se adiar o início do Estadual e manter o regulamento atual, os clubes optaram pela inclusão das duas equipes, o que fará com que o Pernambucano tenha apenas uma data a mais na primeira fase, com a realização de 12 rodadas, e uma equipe folgando por rodada. A primeira está mantida para com jogos nos dias 7 e 8 de janeiro. O Petrolina folga na rodada inicial.

Na primeira fase os 13 times se enfrentam entre si, apenas em jogos de ida, e os seis melhores seguem na disputa pelo título, com os dois primeiros avançando direto para as semifinais, em jogo único. Os demais classificados (3º ao 6º) disputam um jogo eliminatório a mais. Apenas a final será decidida com partidas e ida e volta. Também foi mantido o rebaixamento das quatro piores equipes para a Série A2.

APRESENTAÇÃO OFICIAL DO MEIA JORGINHO NO SPORT

YouTube video