Foto: Coritiba
Foto: Coritiba

Sport reage! Novo executivo faz promessa ousada e revela quem pode sair na próxima janela

Thiago Gasparino completou uma semana como novo executivo de futebol do Sport traçando diagnósticos internos. Foram dias intensos e de muito trabalho, como ele próprio define. O profissional, ex-Corinthians e Santos, terá papel estratégico para reverter a crise do clube na Série A: será o elo entre o clube e o mercado na qualificação do plantel, além de lidar diretamente com os jogadores.

Logo neste início, Gasparino respaldou o elenco e mencionou ajustes pontuais para a próxima janela de transferências. Ele garantiu:

“A primeira impressão: a tabela não condiz com o que é o elenco. Posso afirmar porque sou um cara do mercado. Estamos procurando entender o porquê de estarmos com essa situação incômoda na tabela. Então, é um trabalho que estamos fazendo em conjunto.”

O executivo explicou que o diagnóstico interno segue em curso, mas já reconhece a necessidade de reforços:

“Estamos fazendo diagnósticos porque quando você está fora, é diferente. Cada atleta não chegou aqui por acaso. Todos os atletas têm sua história, seu valor. Mas sabemos que precisamos fazer ajustes pontuais, trazer atletas vencedores, que tenham fome para vestir essa camisa.”

Thiago Gasparino se define como um profissional com perfil de “se conectar com o mercado no geral”, mas não apenas isso. Caberá ao novo executivo, substituto do demitido André Figueiredo, cuidar de todos os processos internos do organograma do futebol rubro-negro.

Apesar de ter autonomia no cargo, nenhuma decisão será tomada sem a anuência do presidente Yuri Romão.

Antes da saída do vice-presidente de futebol Guilherme Falcão, como parte das medidas de reestruturação do departamento, o planejamento era contratar no máximo seis jogadores para reforçar o grupo no Brasileirão — nenhuma saída estava prevista naquele momento.

Com a janela de transferências para o Mundial de Clubes se aproximando, aberta de 2 a 10 de junho, a diretoria rubro-negra previa a chegada de até quatro reforços neste período. Os outros dois poderiam ser contratados na segunda janela, mais extensa, de 10 de julho a 2 de setembro.

Agora, sob nova gestão no departamento de futebol — com Gasparino como executivo e Enrico Ambrogini como diretor geral, enquanto o gerente Carlos Brazil permanece no cargo —, novas escolhas podem ser feitas.

Turbinado financeiramente no início da temporada, o Sport apostou alto na aquisição de direitos de atletas, tendo gasto quase R$ 60 milhões. Contudo, ainda não definiu se manterá essa postura arrojada nas próximas movimentações de mercado. Segundo Yuri Romão, o clube aguarda um diagnóstico financeiro para saber quanto poderá gastar.

Atualmente, o elenco conta com 26 atletas e quatro goleiros. Estão disponíveis para negociação o lateral-direito Matheus Alexandre, comprado do Cuiabá por R$ 9 milhões, e o atacante Gustavo Maia. Já o lateral-direito Leonel Di Plácido e o atacante Lenny Lobato treinam em separado até o fim de seus contratos, que não serão renovados.

Foto: Paulo Paiva/SCR
Thiago Gasparino, novo diretor do Sport – Foto: Paulo Paiva/SCR

Calendário completo do Sport para as próximas rodadas:

25/05 – Campeonato Brasileiro – 10ª rodada – DOM – 16:00
Internacional

01/06 – Campeonato Brasileiro – 11ª rodada – QUI – 11:00
Mirassol

A confirmar – Campeonato Brasileiro – 12ª rodada – a confirmar
Flamengo

13/07 – Campeonato Brasileiro – 13ª rodada – DOM – a confirmar
Juventude

13/07 – Campeonato Brasileiro – 13ª rodada – QUA – a confirmar
Atlético-MG

Foto: Paulo Paiva / Sport Recife
Torcida do Sport – Foto: Paulo Paiva/SCR

Saiba mais sobre o Leão da Ilha pelo Whatsapp