Sport fica apenas no empate com o Vila Nova, e finaliza a Série B de forma melancólica

Sport empata com o Vila Nova
Sport empata com o Vila Nova

Sport ficou apenas no empate diante do Vila Nova neste domingo (06), pela última rodada da Série B, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em jogo marcado por expulsões. Com o empate, o leão se despede da temporada na 7ª colocação da tabela. Em 38 rodadas, foram 15 vitórias, 13 empates e 11 derrotas, somando 57 pontos, além de um aproveitamento de 48%. 

Cruzeiro, Grêmio, Bahia e Vasco, conseguiram o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Ao Sport, sobrou a marca de pior colocação na era dos pontos pontos corridos, desde 2006.

Juventude e Avaí sofreram o descenso, e estarão na Segundona em 2023, que também terá como novidades as presenças de Mirassol-SP, Botafogo/-SP, ABC e Vitória, vindos da Série C.

Chuva de cartões

O Sport protagonizou uma chuva de expulsões nos minutos finais. Após a expulsão de Fabinho, receberam vermelho Denner, Ronaldo Henrique, Luciano Juba, Vagner Love e Coutinho. Tirando Fabinho, os outros cinco atletas foram expulsos por reclamação.

O que aconteceu na partida

Quem esperava o Sport avassalador nos minutos iniciais se enganou. O Vila, apesar do time repleto de reservas, conseguiu dar trabalho. Mais que isso, freou as investidas leoninas pelos lados. Apesar de ter mais posse, o Leão não conseguia ser efetivo. Tanto que a primeira boa chegada só veio aos 14 minutos, quando Juba teve espaço pela esquerda, mas acabou acabou pecando na hora do cruzamento; a equipe da casa respondeu logo depois, com finalização de Diego Tavares. 

Aos poucos, o Rubro-negro via seu adversário crescer. Souza fez boa jogada, finalizando de longe. Saulo defendeu com segurança; Diego levou perigo outra vez, na terceira boa finalização do Vila no jogo. Sem reagir, o Sport tentava se recompor, se utilizando das bolas paradas. Numa delas, Juba tentou surpreender, mas mandou para bem longe do alvo, no primeiro chute a gol, aos 17. Juba, inclusive, recebeu cartão amarelo segundos depois – Ray Vanegas, do banco, também. 

O roteiro parecia persistir, à medida em que a equipe goiana continuou sendo mais perigosa, principalmente pelos pés de Diego Tavares. Quando se lançavam ao ataque, os pernambucanos paravam na marcação. Ronaldo Henrique conseguiu finalizar de longe, mas pegou muito embaixo da bola. Era um indício da reação. Após troca de passes rápida, Labandeira tentou finalização de perna esquerda, mas pegou muito mal na bola quando o relógio marcava 37 minutos. Na sequência, Vágner Love lançou na direita e quase Juba chega para completar para o fundo das redes, aos 43. 

A inércia na etapa inicial deu lugar a um Sport mais volumoso no segundo tempo. Pelo menos, no que diz respeito à disposição. Love tentou bola longa para Labandeira, mas o uruguaio ficou sem chances de arrematar na meta goiana, aos 11. Pouco depois, com 15, o meio-campista foi expulso após entrada dura em Matheus Souza, deixando os visitantes com um a menos. 

Foi tiro e queda. Tendo dez jogadores na linha, o Leão foi diminuindo cada vez mais o ritmo dentro das quatro linhas. Quando tentava quebrar  as linhas rivais e conseguia, parava no goleiro Geogermy. Para piorar, seguiu flertando com o gol do Vila Nova a todo momento. O placar, no entanto, seguiu inalterado até o apito final do árbitro. A não ser o de cartões vermelhos, com cinco jogadores do Sport expulsos, sendo três do banco de reservas. 

Ficha técnica

Data: 06/11/2022

Local: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia

Cartões amarelos: Luciano Juba, Ray Vanegas e Rafale Thyere (S); Matheus Souza, William Formiga (V)

Cartões vermelhos: Fabinho, Denner, Luciano Juba, Ronaldo Henrique, Vágner Love e Douglas Coutinho (S) 

Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)

Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Victor Hugo dos Santos (ambos PR)

Vila Nova: Georgemy; Alex Silva (Railan), E. Doma, Jordan, William Formiga (Jefferson); Souza, Jean (Marlone), Wagner; Diego Tavares (Dentinho), Matheus Souza, Daniel Amorim. Técnico: Anderson Valinas

Sport: Sport: Saulo; Eduardo (Ezequiel), Rafael Thyere (Chico), Sabino, Sander; Ronaldo Henrique, Fabinho, Luciano Juba (Wanderson); Labandeira, Vágner Love (W. Oliveira) e Gustavo Coutinho (Denner). Técnico: Claudinei Oliveira

TELECAST – VILA NOVA 0X0 SPORT | RAIZ – ANÁLISES DO BRASILEIRÃO – NORDESTE 45

YouTube video