Milton Bivar, Sport
Milton Bivar, Sport - Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem

Filho de Milton Bivar entra na eleição do Sport e promete ‘choque de gestão’ na Ilha do Retiro

Os bastidores políticos do Sport voltaram a ferver. Após a morte de Milton Bivar no último dia 14, o nome de seu filho, Paulo Bivar, ganhou força e agora já é dado como candidato à presidência do clube nas próximas eleições.

A movimentação coloca um novo peso no processo eleitoral e muda o equilíbrio das forças na Ilha do Retiro. A candidatura surge como contraponto ao projeto encabeçado por Branquinho, nome escolhido por ex-lideranças rubro-negras e, até o momento, o único que havia se colocado oficialmente na disputa.

Agora, com a entrada de Paulo Bivar, o cenário ganha contornos bem mais competitivos. E a disputa tende a ficar ainda mais fragmentada. O grupo Leões Pela Mudança, que reúne outra ala da oposição, também deve lançar seu próprio candidato, fortalecendo a probabilidade de um bate-chapa triplo que promete estremecer o clube.

Nos bastidores, a chapa de Paulo Bivar já está praticamente desenhada. Segundo apuração do ge, o favorito para assumir a vice-presidência é Manoel Veloso, o Manolo, que ocupou a vice-presidência jurídica entre 2020 e 2021 e tem forte trânsito político dentro da Ilha.

A oficialização da candidatura, porém, depende de um passo essencial: a renúncia do atual presidente Yuri Romão, que enviará uma carta ao Conselho Deliberativo do Sport. Após a divulgação do documento, o Conselho deve convocar formalmente o pleito e abrir caminho para o anúncio das chapas.

De acordo com uma fonte da oposição, a entrada de Paulo não é apenas um desejo de um grupo específico, mas uma demanda interna semelhante à de 2018, quando a família Bivar foi chamada a assumir o clube em meio à crise: “Fomos procurados novamente e vamos atender”, afirmou.

Se eleito, o grupo promete uma medida de impacto logo no início: a realização de uma auditoria externa, com o objetivo de revelar de forma transparente a real situação financeira do Sport, e dividir o relatório completo com os sócios.

Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

O perfil de Paulo Bivar

Com formação em Administração pela UNICAP-PE, Paulo construiu carreira sólida em empresas globais como Nike e Diageo, antes de migrar para o universo de investimentos. Hoje atua como advisor e investidor em fundos de venture capital, além de mentor no ecossistema de inovação.

No Sport, ele já esteve diretamente envolvido em duas áreas estratégicas: foi diretor do futebol amador entre 2005 e 2006 e diretor de marketing em 2019, sempre participando da articulação interna durante as gestões do pai.