Gonçalo Paciência, Sport - Foto: Paulo Paiva/SCR
Gonçalo Paciência, Sport - Foto: Paulo Paiva/SCR

Reviravolta na Ilha do Retiro: Gonçalo Paciência ignora propostas, convence a diretoria e seguirá no Sport em 2025

A novela envolvendo Gonçalo Paciência no Sport chegou ao fim. Depois de quase dois meses sem ser sequer relacionado para as partidas e de a diretoria rubro-negra buscar uma saída amigável, o atacante português de 31 anos surpreendeu ao aparecer no banco de reservas na vitória sobre o Corinthians.

Internamente, a decisão é vista como consequência direta do profissionalismo do jogador. Mesmo sem perspectiva de uso por parte do técnico Daniel Paulista, Paciência manteve o ritmo nos treinamentos, apresentando “métricas sempre altas”, segundo fonte ouvida pelo ge.

Gonçalo Paciência, Sport - Foto: Paulo Paiva
Gonçalo Paciência, Sport – Foto: Paulo Paiva

O comprometimento fez a direção desistir de negociá-lo, depois de tentativas frustradas no mercado europeu e turco. O executivo de futebol Thiago Gasparino chegou a admitir que havia conversas com clubes de Portugal e sondagens da Turquia, mas nenhuma proposta evoluiu.

O próprio atleta também rejeitou acordos para encerrar o vínculo. Determinado a cumprir o compromisso firmado em janeiro, Paciência manteve-se treinando normalmente e forçou, com atitude, seu retorno à lista de relacionados.

Antes da reaparição diante do Corinthians, o português havia ficado fora das últimas seis partidas. Sua última presença em campo ocorreu em 23 de julho, contra o Vitória, quando entrou nos minutos finais.

Gonçalo Paciência, Sport
Gonçalo Paciência, Sport

No comando de Daniel Paulista, foi titular apenas duas vezes: contra o Ceará, na Copa do Nordeste, e diante do Juventude, pelo Brasileirão, sendo substituído em ambas as ocasiões.

Desde a chegada ao Leão, Paciência disputou 20 jogos e marcou cinco gols. Em baixa técnica, mas em alta no quesito comprometimento, o atacante deve seguir como opção para o restante da temporada, agora com a permanência assegurada e o respeito do clube pelo seu empenho.