Bronca! Governo autoriza charanga nos estádios, mas apenas em setores específicos; Situação revolta torcedores do Sport

Evandro Carvalho/FPF - Sport
Evandro Carvalho/FPF - Sport

Sport de olho! O Governo de Pernambuco publicou, nesta quarta-feira, uma autorização que permite a entrada da famosa charanga nos estádios. A liberação, porém, veio carregada de restrições, onde algumas desagradaram a maioria dos torcedores, conforme é possível visualizar nas redes sociais.

O Governo de Pernambuco definiu como charanga o “grupo composto por músicos, profissionais ou não, portando e utilizando instrumentos de metal e percussão, em número máximo de 12 (doze) integrantes, com até 01 (um) instrumento por indivíduo que componha a banda”. Desta forma, ficou definido que a entrada de charanga nos estádios só será permitida a partir do cumprimento de algumas regras.

O clube mandante, através da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), por meio de um ofício, deve solicitar à Polícia Militar, com até 48 horas de antecedência ao jogo, a liberação da charanga. Além disso, no documento deve conter nome completo, RG, CPF e foto atual dos 12 integrantes da charanga, além de especificar quais instrumentos os integrantes vão usar.

Sport de olho na FPF
Sport de olho na FPF

Além disso, as novas regras também limitam que a charanga deve permanecer “exclusivamente no setor das sociais, ou local específico, durante toda a partida de futebol. Outra imposição do Governo de Pernambuco é de que se faça acompanhada de um segurança privado – contratado pelo clube mandante a cada três músicos.

A publicação do Governo de Pernambuco também destaca que “o não cumprimento das regras estabelecidas na presente Portaria poderá ensejar em responsabilização civil e criminal dos responsáveis, nos casos de atos de violência, vandalismo, racismo e discriminação, além de outros crimes conexos, em razão do mau uso dos instrumentos, com referência aos Arts. 13, 13-A e 14 do Estatuto do Torcedor’.

Algumas destas recomendações, porém, não foram bem recebidas pela maioria dos torcedores pernambucanos. Nas redes sociais, inclusive, é possível observar várias reclamações sobre essas limitações de número de participantes na charanga e também a obrigatoriedade de locais específicos para os instrumentos.

Vale lembrar que, anteriormente, o Governo de Pernambuco determinou a presença de torcida única nos clássicos envolvendo Náutico, Santa Cruz e Sport e também em partidas da Copa do Nordeste.

BASTIDORES DE SPORT 1×0 RETRÔ

YouTube video