Sport de olho! Após muita confusão, Governo de Pernambuco bate o martelo sobre torcida única nos jogos do Trio de Ferro

Sport de olho no governo
Sport de olho no governo

Sport de olho! O Governo de Pernambuco voltou atrás na decisão de vetar torcidas visitantes em jogos envolvendo Náutico, Santa Cruz e Sport pela Copa do Nordeste. Em nota, o Grupo de “Trabalho Futebol” informou que será permitida a entrada dos torcedores de outros estados, desde que não sejam membros dos grupos organizados.

A medida que libera torcidas visitantes em Pernambuco, inclusive, passa a valer já nesta quarta-feira, no duelo entre Sport e Bahia, às 21h30, na Ilha do Retiro, pela Copa do Nordeste. O Tricolor de Aço conseguiu a liminar no STJD para ter seu público na partida, e a medida foi acatada pela SDS e FPF-PE.

“Para os jogos da Copa do Nordeste, quando os jogos envolverem os três grandes clubes locais contra times de outros estados, o acesso está proibido apenas para integrantes de torcidas organizadas visitantes. Dessa forma, reforçamos, será permitida a entrada de torcedores do time visitante, desde que não sejam membros de um desses grupos organizados”, diz a nota do GT Futebol sobre torcidas visitantes em Pernambuco.

Vale lembrar, contudo, que os clássicos entre Náutico, Santa Cruz e Sport seguem sendo realizados apenas com torcida única, como ocorreu no dia 11 de fevereiro, nos Aflitos, quando o Timbu e o Rubro-negro empataram por 2 a 2. A medida de caráter experimental é válida até o dia 06 de março.

A medida de torcida única em clássicos envolvendo Náutico, Santa Cruz e Sport e em jogos do trio na Copa do Nordeste foi adotada no dia 30 de janeiro. O Governo de Pernambuco, através da governadora Raquel Lyra, impôs essa regra após as cenas de violência na partida entre Sport e ABC, pela Copa do Nordeste, na Ilha do Retiro, no dia 21 do mês passado.

Nota do GT Futebol sobre torcidas visitantes em Pernambuco

O Grupo de Trabalho Futebol (GT Futebol) informa que decidiu pela manutenção da torcida única para as partidas em que disputem entre si as equipes do Náutico, Santa Cruz e Sport, seja pelo Campeonato Pernambucano ou Copa do Nordeste.

A adoção da torcida única para os times pernambucanos integra uma série de medidas, colocadas em prática de forma progressiva, para assegurar a paz dentro e fora dos estádios. Entre elas, estão a instalação de catracas com leitores faciais, o programa Torcedor de Carteirinha e o cadastro dos torcedores para ingresso nos eventos esportivos. O GT Futebol, coordenado pela SDS e integrado pelas demais forças estaduais de segurança pública, FPF, MPPE, TJPE e clubes, avalia periodicamente a aplicação dessas medidas, buscando estratégias mais eficazes de prevenção e repressão à violência.

Para os jogos da Copa do Nordeste, quando os jogos envolverem os três grandes clubes locais contra times de outros estados, o acesso está proibido apenas para integrantes de torcidas organizadas visitantes. Dessa forma, reforçamos, será permitida a entrada de torcedores do time visitante, desde que não sejam membros de um desses grupos organizados. A regra com duas torcidas vale para a partida de hoje (22/02) entre Sport e Bahia, que ocorre na Ilha do Retiro, a partir das 21h30, pela Copa do Nordeste.

CORRIDA DO GALO: RESENHA DO STAFF DO SPORT

YouTube video