O maior do nordeste! Há 35 anos, o Sport conquistava o título do Campeonato Brasileiro de 1987

Sport é campeão brasileiro de 1987
Sport é campeão brasileiro de 1987

Há exatamente 35 anos, o Sport se tornava campeão brasileiro de 1987. Por ironia do destino, no dia sete de fevereiro do ano seguinte, 1988, quando a Ilha do Retiro presenciou a vitória sobre o Guarani por 1 a 0, com gol do zagueiro Marco Antônio, de cabeça. O tento, apesar de histórico, passou décadas entalado na garganta dos leoninos.

Grande herói da final, Marco destaca a campanha de 1987, mas revela que guarda mágoa até hoje.

“A minha ficha demorou a cair. Mas quando eu fiz aquele gol, a emoção foi muito grande. Já a minha maior frustração foi não ter conseguido chegar perto da taça. Após o apito final, os torcedores invadiram o gramado, me colocaram no colo, me deixaram sem roupa. Depois fui para o vestiário e não consegui sair mais, por conta da multidão no campo”, disse o ídolo em entrevista exclusiva ao Esportes DP.

O zagueiro também enalteceu a preparação dos comandados de Emerson Leão – o treinador deixou o clube antes do quadrangular final, com Jair Picerni assumindo – durante a competição, desde a primeira fase até a grande decisão.

“A gente se preparou muito para os jogos finais. A gente sabia que tinha condições de chegar ao título. Nosso time estava jogando muito bem, estávamos entrosados, fechados. Essa conquista foi muito importante.”

A celeuma envolvendo o Campeonato Brasileiro de 1987 começou antes de a bola rolar. Segundo uma edição do Jornal do Brasil de 1987, a fórmula da CBF (Primeira Divisão com 32 clubes em dois Módulos de 16, com quadrangular entre os dois primeiros de cada Módulo se enfrentando para definir o campeão) foi pela primeira vez citada em julho. A entidade, contudo, só oficializou a Copa União em setembro, mês de início da competição.

O problema é que Flamengo e Internacional, do Módulo Verde, se negaram a disputar o quadrangular final. Um dos grandes “pivôs” da decisão foi o recém-formado Clube dos 13, do qual o Urubu e o Colorado participavam. A CBF, por sua vez, manteve a fórmula. Por isso, Sport e Guarani, primeiros colocados do Módulo Amarelo, se enfrentaram, enquanto a organização deu W.O. para Fla e Inter, fazendo do Leão campeão. A decisão só seria sacramentada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) 20 anos depois, em 2018.

SPORT Campeão Brasileiro de 1987 no Jornal Nacional

YouTube video