Sport observa Evandro Carvalho
Sport observa Evandro Carvalho

Final do Pernambucano deve ser na Arena, e Sport admite preferência pela Ilha do Retiro

A final do Campeonato Pernambucano de 2026 caminha para ser disputada integralmente na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, e o cenário já começa a gerar debates nos bastidores, especialmente no Sport.

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, confirmou que a entidade trabalha com a realização dos dois jogos decisivos no estádio, com presença das duas torcidas, independentemente de clássico.

Evandro Carvalho - Sport
Evandro Carvalho – Sport

Em contato com o Diario de Pernambuco, Evandro destacou que a única possibilidade de mudança seria um veto por parte dos clubes finalistas. Caso isso ocorra, as partidas seriam realizadas nos estádios dos próprios times, com torcida única.

“A decisão é da Federação, mas os clubes podem desistir e retomar”, afirmou o presidente da FPF, ressaltando que a escolha pela Arena foi previamente discutida e aprovada pelos clubes durante o Conselho Arbitral realizado antes do início do Estadual.

As finais do Pernambucano estão previstas para os domingos de 1º e 8 de março, com o clube de melhor campanha garantindo o mando de campo no jogo de volta ainda que, neste cenário, ambos os confrontos aconteçam na Arena.

A utilização do estádio, inclusive, tem sido marca registrada do Campeonato Pernambucano de 2026. Apenas na primeira fase, 10 das 28 partidas foram realizadas no local. No mata-mata, o confronto entre Santa Cruz e Decisão, pelas quartas de final, também já está confirmado para a Arena.

Vale lembrar que, na primeira fase, todos os clássicos envolvendo o Trio de Ferro foram disputados com torcida única, incluindo o duelo entre Santa Cruz e Náutico, que ocorreu justamente na Arena de Pernambuco.

Ítalo Rodrigues, Sport
Ítalo Rodrigues, Sport

Sport observa com cautela

No lado rubro-negro, o tema ganhou atenção após declarações do executivo de futebol do Sport, Ítalo Rodrigues, anunciado no cargo em 24 de dezembro de 2025 quase um mês após o Conselho Arbitral que definiu as diretrizes do campeonato.

Apesar de não ter participado da reunião, Ítalo comentou a possibilidade de um eventual mando leonino fora da Ilha do Retiro e admitiu preferência por atuar em casa, mas sem descartar o apoio da torcida na Arena.

“Não fui ao arbitral do Pernambucano. Acho que tem seus pontos positivos e negativos. Obviamente, eu preferiria jogar na Ilha do Retiro, mas, sendo na Arena, vamos com certeza convocar a torcida, isso se chegarmos à final, para fazer uma grande festa”, afirmou.

Para o dirigente, a discussão vai além do aspecto esportivo e passa por uma visão mais ampla do futebol moderno: “Temos que lembrar que futebol não é apenas um jogo, e sim entretenimento. Temos que saber trabalhar isso da melhor forma possível”, concluiu Ítalo Rodrigues.