O Sport realizou, nesta quinta-feira (17), o Ilha Plural, evento viabilizado pela vice-presidência de inclusão e diversidade que reitera o compromisso do Clube no combate às intolerâncias e ao preconceito. No auditório da Ilha do Retiro, diversas entidades especialistas e autoridades estiveram presentes durante a tarde, que contou com painéis e debates em torno do enfrentamento às violências.
“Feliz de encontrar essa plateia gigante, nosso desejo é tornar o Sport um exemplo. Acredito verdadeiramente que é possível transformar através do futebol, principalmente o nosso Clube, que possui um engajamento enorme e é capaz de mobilizar milhões”, destacou Roberta Negrini, vice-presidente de inclusão e diversidade do Leão.
Fora do Recife, o presidente Yuri Romão não esteve presente por um imprevisto de logística – relativo ao voo. No lugar dele, participou o vice-presidente administrativo rubro-negro, André Fernandes, que tratou a iniciativa como um marco para o Sport.
“É uma tarde especial para o Clube, uma semente que está sendo plantada. Parabenizo Roberta e a equipe pelo trabalho realizado. Queremos que o Sport seja um ambiente propício para todos porque não tenho dúvidas que, assim, seremos um Clube melhor. Que seja a primeira de muitas tardes”, afirmou André.
O Ilha Plural trouxe dados e estatísticas referentes ao combate ao preconceito – como por exemplo o índice de 78% das violências no esporte serem provenientes do futebol, além do aumento de agressões às mulheres em dias de jogos – a fim de conscientizar e trabalhar em prol do enfrentamento às intolerâncias.
O evento contou também com uma roda de diálogo de referências no combate às violências, como: Oneide Pontes, pedagoga e defensora dos direitos das mulheres no Instituto Maria da Penha; Luciana Terra, advogada especialista na proteção de defesa das mulheres, no Justiça de Saias; e Helen Cardenudo, co-líder do Grupo de Trabalho de gênero da Fundação Dom Cabral.
Patricia Oliveira, membra da Comissão de Igualdade Racial (Pernambuco), palestrou e mencionou o Ilha Plural como ‘um pontapé inicial e revolucionário’. O Sport, inclusive, é o único time do Nordeste signatário do movimento coalizão empresarial.
“O Clube é pioneiro nas ações e a iniciativa de hoje é muito significativa, é uma ação disruptiva. Ter uma vice-presidência traz muita relevância para o Sport e é uma mostra de que há um olhar para o futuro”, disse Patrícia.
Integrantes femininas de torcidas organizadas do Sport também estiveram presentes e destacaram o cunho social da iniciativa. As jogadoras do Clube, que foram campeãs estaduais na última terça, acompanharam o evento e foram homenageadas pelo título.
Sala Plural
O evento marcou também a entrega da Sala Plural, espaço na Ilha do Retiro criado para atender e servir os torcedores em caso de quaisquer necessidades do gênero no ambiente do Sport em dias de jogos ou eventos.
Entidades participantes do Ilha Plural
- Coalizão Empresarial
- Justiça de Saias
- Ministério Público de Pernambuco
- Fundação Dom Cabral
- Grupo Mulheres do Brasil Recife
SPORT ASSINA CONTRATO COM BOI & BRASA PARA A ILHA DO RETIRO
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.