Sport já vive sua maior sequência de jogos sem fazer gols nos pontos corridos

Foto: Paulo Paiva / Diário de Pernambuco
Rubro-negros lamentam chance de gol perdida contra o Palmeiras (Foto: Paulo Paiva / Diário de Pernambuco)

No Campeonato Brasileiro de 2021, o Sport tem tido um desempenho ofensivo incontestavelmente abaixo da crítica. São apenas 8 gols marcados em 22 jogos, números que vão na contramão do bom desempenho defensivo da equipe e geram um desequilíbrio que culmina na presença do Leão na zona de rebaixamento. Mas além de números ruins, os rubro-negros bateram seu recorde de jejum de gols no Brasileirão de pontos corridos.

No atual modelo da competição, os leoninos estão jogando a elite do futebol nacional pela 11ª vez, e neste recorte não é raro se deparar com grandes sequências de jogos sem vencer. Em 2012, por exemplo, foram onze jogos sem ganhar, entre a 12ª e a 22ª rodada. Em 2014, oito jogos entre a 24ª e a 31ª rodada. Até na ótimo campanha de 2015 o Leão amargou um jejum: dez jogos sem vencer, que pesaram para a não ida à Libertadores. Em 2017, uma sequência de nove jogos e outra de oito jogos sem vitória, e em 2018 mais uma sequência de 10 jogos sem ganhar.

No entanto, em nenhuma das ocasiões o Sport chegou a ficar tanto tempo sem balançar as redes. O último gol do Leão da Ilha do Retiro aconteceu há exatos dois meses, no dia 1 de agosto, contra o Bahia em Pituaçu. Na ocasião, Mikael foi o autor do tento, garantindo aquela que também foi a última vitória rubro-negra, pelo placar de 1×0 frente ao rival regional.

Diante do Grêmio, o técnico Gustavo Florentín pode, pela primeira vez, comemorar um gol da área técnica leonina. Para isso, será necessário vencer uma defesa que tem números razoáveis: o Tricolor Gaúcho sofreu 22 gols em 20 jogos, estando entre as oito melhores defesas da competição. O duelo acontece às 20:30 deste domingo (3) na Arena do Grêmio.