A torcida do Sport tem se acostumado a ver atletas históricos encerrarem a carreira vestindo a camisa rubro-negra. O recente anúncio da aposentadoria de Diego Souza deu ainda mais peso à lista de atletas que tiveram o Leão como capítulo final dentro dos gramados. A lista de nomes que deram adeus à carreira, porém, não se restringe apenas aos derradeiros anos.
Ao longo da história, o Sport se acostumou a acolher grandes jogadores para a sua “última dança”. Desde o craque da seleção brasileira Ademir Menezes, artilheiro da Copa do Mundo de 1950, passando pelo ex-goleiro Emerson Leão, até Diego Souza.
Ademir Menezes
Um dos maiores jogadores da história do Sport, Ademir Menezes começou e terminou a carreira na Ilha do Retiro. Artilheiro por onde passou, ídolo também pelo Vasco (onde marcou 301 gols), Fluminense (64 gols) e na seleção brasileira (37 gols), Queixada regressou ao Leão para terminar a carreira.
O último jogo dele como atleta profissional foi aos 34 anos, em um clássico vencido por 2 a 0 diante do Bahia, na Ilha do Retiro, em 10 de março de 1957. Em 1996, ele morreu vítima de um câncer. Mas, sua imagem ficou eternizada com uma estátua, que hoje está localizada em frente à sede do Sport.
Givanildo Oliveira
Jogador de seleção brasileira, Givanildo Oliveira começou a carreira no rival Santa Cruz, onde é um dos maiores ídolos da história do clube. Porém, foi na Ilha do Retiro, em 1982, que o ex-volante colocou o ponto final da história.
Como jogador, Giva esteve em 137 jogos com a camisa rubro-negra, com três títulos estaduais conquistados, entre 1980 e 1982. Como técnico, Givanildo Oliveira comandou o Sport em seis ocasiões.
A primeira foi em 1983, logo após encerrar a carreira de jogador. Em seguida, o técnico esteve no clube nas temporadas de 1991 e 1992; 1994; 1999; 2006; e 2009/2010.
Emerson Leão
Leão foi mais um jogador histórico a encerrar a carreira com a camisa do Sport. Com mais de uma centena de jogos pela seleção brasileira, ídolo de clubes como o Palmeiras, o ex-goleiro chegou à Ilha do Retiro em 1987, ano histórico para o torcedor rubro-negro, marcado pelo título do Brasileiro.
Naquele ano, Leão encerraria a carreira como atleta aos 38 anos, quando chegou a acumular as funções de jogador e de técnico ao mesmo tempo. Foi dessa forma que fez a transição para assumir a função de treinador a partir de então.
Zetti
Consagrado no futebol, com títulos de Copa Libertadores e Mundial de Clubes pelo São Paulo, além da presença na conquista da Copa do Mundo de 1994, o goleiro Zetti chegou à Ilha do Retiro em 2001. No Leão, já longe dos seus melhores dias, Zetti antecipou o fim da carreira quando perdeu a posição de titular ao longo do Pernambucano para Ney.
Naquele ano, o Sport viveu uma temporada de crise – além de não conquistar o hexacampeonato, impedido pelo rival Náutico, ainda terminaria o Brasileirão na última posição.
Durval e Magrão
A dupla Durval e Magrão, existente em nove temporadas pelo Sport. O zagueiro, fez a sua última partida pelo clube em 2018, aos 38 anos. O goleiro, no ano seguinte, em julho de 2019, aos 42. No Leão da Ilha, Durval conquistou seis títulos estaduais, uma Copa do Brasil e uma Copa do Nordeste.
Esteve no clube entre 2006 e 2009. Passou pelo Santos, onde conquistou Libertadores e chegou à seleção brasileira. Voltaria ao Sport em 2014, onde jogaria por mais cinco temporadas. Magrão, por sua vez, esteve por 14 anos ininterruptos na Ilha do Retiro.
É o jogador com mais número de jogos (732 partidas) e títulos (dez) na história do clube. Com saídas que pouco remeteram à grandiosidade de ambos, a torcida ainda sonha com um jogo de despedida para os dois – ou até para os três, incluindo Diego Souza.
Hernanes
Formado na base do São Paulo, Hernanes brilhou nos títulos do Brasileirão de 2007 e 2008. Já havia passado por Lazio, Inter de Milão e Juventus, quando chegou à Ilha do Retiro em 2021. No Leão, acabou não tendo o mesmo brilho e não conseguiu evitar o rebaixamento do clube à Série B.
Thiago Neves
Em 18 de setembro de 2021, o meia Thiago Neves, fez a sua última partida como atleta com a camisa do Sport. Após ser o destaque na campanha que salvou a equipe do rebaixamento na temporada anterior, o meia seguiu para mais um ano no clube, mas não chegou a terminar a temporada. Ao todo, foram 46 jogos e oito gols pelo Leão.
Diego Souza
Recebido por uma multidão no aeroporto, Diego Souza foi o último da lista a escolher o Leão como última parada na carreira. Com passagens marcadas pela relação de amor, o atleta anunciou o fim da carreira nos últimos dias.
O “embaixador de 87” se despediu do Leão com 58 gols marcados em 184 partidas. A última passagem, pouco produtiva, na prática, pouco mudou a idolatria que a torcida tem pelo agora ex-jogador de 38 anos.
BASTIDORES DE SPORT 3X1 TREZE/PB
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.