Jorge Andrade defende treinador sobre ausência base, e manda recado para torcedores do Sport: “A gente está no caminho certo”

Jorge Andrade Sport
Jorge Andrade Sport

Treze dos 23 atletas relacionados pelo Sport contra o Porto, pelo estadual, foram formados na Ilha do Retiro. A utilização de pratas da casa, aliás, está entre as principais cobranças da torcida para que haja um crescimento. Ao GE, Jorge Andrade, executivo de futebol do Sport, defendeu o técnico Enderson Moreira.

“Enderson (Moreira, técnico) é especialista e tenho certeza que o Sport está com um dos melhores profissionais do Brasil para conhecimento dessa causa. Tenho certeza que a gente está no caminho certo”, diz o executivo de futebol do Leão, Jorge Andrade.

Enderson está a frente da equipe principal, e iniciou a carreira com equipes de base, sendo bicampeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior e campeão do Brasileiro Sub-20, além do Aspirantes. Desde a campanha do Sport na Copinha, as cobranças sobre Enderson Moreira pela utilização dos destaques do torneio têm sido constantes. Na última quarta-feira, por fim, cinco deles apareceram na relação, mas não saíram do banco de reservas, e por isso renderam novas críticas.

“A transição é o mais difícil. O atleta que consegue se adaptar da base ao profissional é aquele que consegue vencer. São jeitos diferentes de jogar. A gente tem uma metodologia”, defende Jorge Andrade.

Os relacionados foram Lucas André, Juan Xavier, Fábio Matheus, Deyvson e Gean Carlos. Outros destaques como Marcelo Ajul e Riquelmy ainda se recuperam de lesão. No caso de Pedro Martins, ressalta o dirigente, o volante esteve em preparação durante o último ano e tornou-se motivo para a não contratação de volantes neste início de ano, por exemplo.

“Pedro teve todo esse processo durante o ano passado, fez boas partidas. O que me estranha na torcida é que pede os jogadores da base e o Pedro ser vaiado. Pede para colocar a base, a gente prepara e ele sai vaiado. Tem que ter um pouco de paciência porque a metodologia é essa”, diz Jorge.

Entre as medidas adotadas pelo Sport, antes mesmo da utilização em campo, explica o executivo, está a convivência desses atletas com outros mais experientes do elenco.

“Riquelmy conviver com Love, o quanto Love pode ensinar pro Riquelmy né? Isso é fantástico. Esse ensinamento o Riquelmy não vai ter nunca na base. Dicas de posicionamento, cabeceio, de chute. Esses jogadores já viveram muita coisa. Essa troca é algo que o jovem tem que ter”, afirma.

COLETIVA DE ENDERSON MOREIRA (PORTO x SPORT)

YouTube video