Sport de olho em Beto Lago
Sport de olho em Beto Lago

Jornalista Beto Lago abre o jogo: “Sport precisa começar a planejar o time para a Série B”

Estamos em agosto, e o primeiro turno da Série A está sendo finalizado. Entretanto, é hora de a diretoria do Sport já ter o olhar para 2026. Devemos reconhecer que a performance do departamento de futebol até agora não trouxe os resultados esperados.

Sport e Bahia empatam sem gols em jogo intenso na Ilha do Retiro
Sport e Bahia empatam sem gols em jogo intenso na Ilha do Retiro

As recentes mudanças e a contratação de consultorias são repetições de erros da atual gestão, apostando em um modelo que sonha em “modernizar” o clube à imagem dos grandes times do futebol mundial, mas que não se alinha à essência do Sport.

A construção de uma identidade sólida é fundamental. Aqueles que ingressaram no clube, tanto no elenco quanto na administração, carecem desse entendimento profundo sobre a rica história, a cultura vibrante e a força inabalável da torcida.

Essa falta de conexão resulta em um time desprovido da paixão que sempre caracterizou o Sport. Por isso, é hora de um Plano B – ou melhor, do Plano Série B. É preciso reformular o futebol para que fiquem de fora as decisões equivocadas, como apostar em jogadores como Kévyson ou quando se busca a contratação de Aderlan, um veterano de 35 anos que pouco jogou.

Rafael Thyere, Sport
Rafael Thyere, Sport

Por que não dar mais oportunidades a prata da casa, como Raphinha? A prioridade deve ser reconstruir um elenco que olhe para 2026, e não apenas para o presente. Nomes como Derik, Matheusinho, Léo Pereira podem ser úteis. Diferente de Sérgio Oliveira ou Paciência.

A próxima Série B deve ser extremamente competitiva, com, pelo menos, um dos chamados “12 grandes” provavelmente caindo. É hora de se preparar para essa queda. E tudo precisa ser feito agora.