Leões pela Mudança, Sport - Foto: Pedro Maranhão/NE45
Leões pela Mudança, Sport - Foto: Pedro Maranhão/NE45

Movimento Leões Pela Mudança reforça defesa por eleições diretas e cobra renúncia imediata no Sport

A crise política do Sport ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira (21). O movimento Leões Pela Mudança voltou a se posicionar com firmeza contra qualquer possibilidade de sucessão indireta na presidência do clube e reforçou o pedido por renúncia imediata de Yuri Romão.

O grupo publicou um comunicado no qual detalha a reunião realizada pela manhã com Severino Otávio, o Branquinho, ex-presidente e nome que desponta como favorito entre diversas lideranças rubro-negras para comandar o clube durante a transição.

Branquinho, Sport
Branquinho, Sport

De acordo com o movimento, o encontro foi pautado pela defesa absoluta das eleições diretas, consideradas um ponto “inegociável” na construção do futuro do Sport. Os integrantes apresentaram críticas à condução administrativa da atual gestão, sobretudo no que diz respeito ao enfraquecimento da identidade institucional e às decisões que têm gerado rupturas no ambiente político.

O grupo relatou que Branquinho demonstrou atenção e preocupação com o cenário: “Além de nos ouvir, concordou que os sócios precisam participar de todo o processo e se comprometeu a nos dar retorno em breve”, afirmou o movimento. A nota reforça que o diálogo segue aberto, mas a exigência permanece clara: “Pelo bem do Sport, exigimos renúncia imediata e eleições diretas.”

Apesar do avanço das articulações, Branquinho ainda não oficializou sua posição sobre assumir uma eventual candidatura. De volta ao Recife nesta semana, ele cumpre uma série de compromissos políticos e administrativos. Em entrevista ao programa Momento Esportivo, da Rádio Clube, prometeu anunciar sua resposta até segunda-feira (24).

Gustavo Dubeux, Yuri Romão e Branquinho - Foto: Sport
Gustavo Dubeux, Yuri Romão e Branquinho – Foto: Sport

A pressão sobre ele não é pequena. Uma carta aberta assinada por ex-presidentes do Executivo e do Conselho Deliberativo, como José Tavares, Homero Lacerda, Sílvio Neves Baptista, Gustavo Dubeux, Arnaldo Barros, Arsênio Meira de Vasconcellos, Wanderson Lacerda, João Humberto Martorelli e Jarbas Vasconcelos, reforçou o apoio para que ele lidere a transição.

Na quinta-feira (20), Branquinho se reuniu com Yuri Romão e parte das lideranças que apoiam seu nome. O atual presidente apresentou um panorama financeiro do clube, mas o ex-mandatário afirmou que só aprofunda questionamentos caso aceite o desafio.

Para o movimento oposicionista, o encontro desta sexta reforça que qualquer mudança profunda precisa passar pelo crivo dos associados do Sport: “O diálogo é parte fundamental de qualquer decisão e jamais nos furtaremos de escutar qualquer um que nos procure para tratar do futuro do nosso clube”, destacou o grupo.