Sport de olho! Libra bate o martelo sobre cálculo de divisão de receita e apresentará à Liga Forte Futebol

Sport de olho na Libra

Sport de olho! A Libra realizou Assembleia Geral Extraordinária que aprovou o novo cálculo de divisão de receita da associação, bem mais próximo do que pede o outro bloco, a Liga Forte Futebol. A divisão de receitas, pelo novo modelo votado, fica em 40% igualitário, 30% por performance e 30% pelo engajamento, medido somente por audiência. Isso durante a transição. Os critérios permanecem após esse período, mas o modelo muda para 45-30-25, como é na LFF.

A transição, pelo que propõe a Libra, deve ser por um período de até cinco anos, ou quando a soma dos contratos de transmissão da liga chegarem ao patamar de R$ 4 bilhões. Atualmente, a soma dos contratos de transmissão é de R$ 2,1 bilhões. Dessa forma, os clubes de maior arrecadação não perderiam dinheiro com a mudança. O Sport faz parte da LFF.

Sport de olho
Sport de olho

Os números aprovados na assembleia levam a uma diferença final entre o que recebe o primeiro e o último clube da fila do rateio de 3.9 vezes em um período de transição e 3.4 vezes após essa fase. O cálculo já é muito mais próximo do que o que é exigido pelos integrantes do outro bloco, a LFF, desde o início das negociações: 3.5 vezes.

Antes da votação, a matemática vigente no estatuto da Libra gerava uma diferença de 4.88 vezes do primeiro para o último da arrecadação. Uma comissão de clubes foi formada para apresentar a nova proposta e, dessa forma, enfim iniciar uma discussão objetiva sobre a divisão de receitas de uma liga única. Os escolhidos foram: Alberto Guerra (Grêmio), Duílio Monteiro Alves (Corinthians), Gabriel Lima (Cruzeiro), Guilherme Bellintani (Bahia), Rodolpho Landim (Flamengo) e Thairo Arruda (Botafogo).

“O prazo é para ontem, como a gente brinca. A ideia é trazer todo mundo para baixo da mesma sociedade, da mesma organização, para ter os mesmos critérios de divisão. Se, na frente, o entendimento for também compor os blocos com esses fundos de investimento, será questão destes fundos se entenderem”, disse Alberto Guerra, presidente do Grêmio.

FACUNDO FALA SOBRE CONFRONTO DO SPORT, DIANTE DO ÍBIS