Candidato ao pleito, Luciano Bivar se mostra contra o modelo SAF no Sport; Veja detalhes

Sport: Deputado federal Luciano Bivar discursa contra modelo SAF no Sport.
Sport: Deputado federal Luciano Bivar discursa contra modelo SAF no Sport.

Sport de olho! A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) ganhou força, e passou a ser adotada por clubes tradicionais, como Cruzeiro, Vasco e Botafogo, além de outras agremiações no país. Outros clubes também vêm estudando o tema e dando passos para aderir ao modelo de gestão empresarial, entre eles o Sport. Porém, tal movimento encontra opositores entre grupos políticos dos clubes.

Esse, inclusive, foi o motivo que trouxe o ex-presidente Luciano Bivar de volta aos holofotes do debate político no Leão. No dia em que teve a candidatura ao biênio 2023/2024 vetada pela Comissão Eleitoral por exercer cargo de deputado federal, Bivar concedeu uma entrevista exclusiva à Rádio Clube, onde se mostrou completamente avesso à SAF.

“O Rodrigo Maia (à época, presidente do Congresso Nacional) me chamou logo no começo, quando tinha uma comissão especial para debater isso. Era dirigido pelo deputado federal do Rio de Janeiro, Pedro Paulo. O que é a SAF? A FIFA proibiu que qualquer pessoa física pudesse negociar jogador. Então, inventaram a figura da SAF para os empresários, já que ele não pode negociar. Eles podem comprar um clube, e em nome do clube eles negociam e são reconhecidos pela FIFA. Isso foi um avanço a mais dos empresários de jogadores de futebol”, iniciou Luciano Bivar.

“A SAF é para clubes que não têm origem, não têm tradição, não têm história, e são formados na esquina. O cara contrata onze jogadores célebres e faz um campeonato, pode levar até a Copa do Mundo. Não é o caso do Sport, que tem 117 anos, que tem uma história. Pedra sobre pedra montada, tijolo por tijolo, fizemos uma história. Como é que agora a gente vai vender a nossa marca para um terceiro?”, questiona o deputado federal.

Sport: Funcionárias do Sport registram BO contra Luciano Bivar, candidato à presidência do clube
Luciano Bivar

Sport alvirrubro?

Segundo Bivar, uma suposta negociação do Sport pela SAF, tem levado a conversas com o grupo que gere a empresa de alimentos Sadia, questionando se o Leão mudaria suas cores para o vermelho e branco, igual ao tradicional rival alvirrubro, Náutico.

“Como é que agora a gente vai vender a nossa marca para um terceiro, que até estavam comentando, parece que o terceiro pudesse ser até a Sadia, ou seja vermelho e branco, e vai mudar as cores do esporte para vermelho e branco? Então é impressionante isso”, interroga, antes de citar os serviços prestados por ex-presidentes do clube.

“Eu fico pasmo. Essa situação que quer agora vender o clube. Então, para mim não é fácil hoje colocar meu nome à disposição dessa chapa de jovens, que é inevitável esses jovens que vão nos suceder Já estamos aposentados. Eu estou aposentado do Sport, mas não posso admitir, não posso permitir que se venda a nossa história”, completa.

O atual presidente do Sport e candidato para mais um mandato, Yuri Romão rebate as acusações e vê “falta de responsabilidade” no posicionamento do ex-presidente Luciano Bivar.

“Primeiro, não existe nenhuma negociação com o Sport. Estou afirmando que não tem nenhuma negociação em curso. Zero. O que há neste momento são consultas, e estamos chegando a seis consultas de investidores brasileiros e internacionais, que querem saber sobre os números do Sport. Isso não tem nenhum problema de mostrar e abrir os números, desde que assine a NDA (contrato de confidencialidade), que isso é uma coisa extremamente natural no mundo corporativo, uma empresa saber como anda a empresa que ela tem interesse”, inicia Romão em contato com o Esportes DP.

“Se o Barcelona quiser e tiver interesse em olhar os números do Sport, ou o Milan, ou qualquer clube, é óbvio, eu enquanto presidente do clube, ia dizer para não virem? Quando existir proposta, aí se olham os números, e vê o que vale de investimento. Recebe-se a proposta, e leva para o Conselho, uma Assembleia de sócios para decidir. Essa decisão não é do presidente, e isso o sócio precisa ter noção. É decisão do conselho e dos sócios. Se vai ser SAF, quem aprova é a Assembleia de Sócios. Não é Yuri e nem será o ‘terceirizado’”, retrucou.

Sport de olho na Série B
Yuri Romão

“Essa falácia, essa narrativa que estão querendo criar, de que a gente vai vender o clube, que vai ser vermelho e branco. É uma discussão rasa, sem nenhuma argumentação técnica. Eu conversei com Luciano (Bivar) na sexta-feira, e ele não sabe o que é uma SAF”, destacou.

“Dizer que nós vamos fazer uma SAF, seria preconceituoso, e eu seria omisso se não colocasse esse assunto para ser discutido. Eu vou deixar passar em branco no clube um assunto que hoje é o assunto no momento no futebol brasileiro? O Sport vai ficar fora dessa discussão? Será que não cabe no futebol pernambucano?”

“Vai que o Náutico, o Santa Cruz adotam a SAF, ficam dois gigantes, e nós continuamos no estado que estamos hoje? Aí vão dizer que fui omisso, irresponsável e preconceituoso. Falar de SAF sem saber o que é SAF, é uma irresponsabilidade. Sem conhecer a lei, as obrigações, é uma irresponsabilidade, é um preconceito”, completou Yuri Romão.

SPORT: APRESENTAÇÃO OFICIAL DO TÉCNICO ENDERSON MOREIRA

YouTube video