A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tornou público o áudio do VAR que analisou a expulsão do atacante Matheusinho, do Sport, ainda no primeiro tempo da derrota por 2 a 1 para o Mirassol, neste sábado (25), na Ilha do Retiro.
O lance, que aconteceu aos 23 minutos, gerou forte reclamação por parte dos jogadores e da comissão técnica rubro-negra, já que o time ficou com um a menos por mais de 70 minutos. Inicialmente, o árbitro da partida, Jefferson Ferreira de Moraes, aplicou cartão amarelo ao jogador do Sport.
No entanto, após a intervenção do VAR, a decisão foi revista e transformada em cartão vermelho direto. O diálogo divulgado pela CBF mostra que houve dúvida entre os árbitros sobre a intensidade do lance.
Um dos analistas chegou a afirmar que não via “brutalidade suficiente” para expulsão, enquanto outro destacou que a perna de Matheusinho estava “bem alta” e que a bola “era para ser disputada com a cabeça”.

Confira os principais trechos da conversa:
“Para mim, velocidade normal essa jogada. Ela não tem a brutalidade necessária para o cartão vermelho. Ele atinge e tira (o pé).”
“Atinge na parte lateral da cabeça.”
“É um pé bem alto.”
“Essa bola é para ser disputada com a cabeça.”
“Vou recomendar essa jogada para cartão vermelho.”
Após ser chamado ao monitor, o árbitro de campo manteve a recomendação do VAR e explicou sua decisão:
“Não pega a trava, mas pega o peito do pé. Ele atinge somente o rosto do atleta, que chega primeiro na jogada. Vou voltar e aplicar cartão vermelho para o camisa 17.”
Com a expulsão confirmada, o Sport teve de jogar grande parte da partida com dez jogadores e acabou sendo derrotado pelo Mirassol em casa. O episódio aumentou as críticas da torcida e da diretoria à arbitragem.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.

