Em 2023, o Sport teve seu melhor ataque dos últimos 20 anos; veja os números

Luciano Juba - Sport
Luciano Juba - Sport

A temporada 2023 terminou sem o tão sonhado retorno à Série A para o Sport. Apesar da clara decepção pelo não objetivo, nem tudo pode ser considerado ruim. Isso porque o Leão conseguiu ter sua melhor temporada ofensiva dos últimos 20 anos. Foram 128 gols em 69 jogos. Média de 1,85 gol por jogo.

O principal responsável por esse ataque produtivo foi Vagner Love. De saída da Ilha do Retiro, o avançado de 39 anos marcou 23 jogos no ano, terminando a temporada como artilheiro do time: foram 11 gols na Série B, cinco no Pernambucano, cinco na Copa do Nordeste e dois na Copa do Brasil.

Mesmo trocando o Sport pelo Bahia, Luciano Juba terminou o ano como vice-artilheiro do Leão – além de ser o jogador com mais assistências no Brasil em 2023. Na Ilha, foram 20 gols, sete no Brasileiro, seis no Estadual e no Regional e um na Copa do Brasil.

Com esses números, o time fechou a temporada com uma média de 1,85 gol por jogo, cerca de 50% a mais que o desempenho de 2022, de 1,22 gols por jogo. O ponto mais baixo da série histórica veio em 2021, com 0,86 gols a cada partida – menos da metade dos gols deste ano.

Em números absolutos, os 128 gols também representam mais que o dobro dos gols marcados em cinco das últimas vinte temporadas. De 2004 para cá, foi apenas a 7ª vez que o Sport conseguiu quebrar a barreira centenária de gols em um ano.

TORCEDOR GUI VISITA O SPORT

YouTube video