Após atrito com torcedores do Sport, por conta da escalação, Claudinei Oliveira afirma: “Futebol não tem varinha de condão”

Sport muda filosofia para vencer na Série B, e técnico diz: "Futebol não tem varinha de condão"
Sport muda filosofia para vencer na Série B, e técnico diz: "Futebol não tem varinha de condão"

Rubro- negro vence Cruzeiro com três mudanças forçadas na escalação, chega a 52 pontos e mantém posição em 5º colocado na tabela da Série B; Sport enfrenta Vasco, que está em 4º lugar. A persistência de Claudinei Oliveira em manter uma postura ofensiva e de construção – diante da necessidade de pontuar – custaram resultados ao Sport nesta Série B do Brasileiro. Ao longo das últimas rodadas, contudo, a filosofia mudou.O Rubro-negro abriu mão de características fixas para adaptar-se aos cenários específicos de cada confronto e emendou três vitórias seguidas – contra Náutico, Brusque e Cruzeiro. Terminou mantendo-se na cola do G-4, a três pontos do Vasco.

No comando da equipe, o técnico Claudinei Oliveira diz que o tempo de trabalho – agora com quase três meses no clube – faz a diferença.

“Nossa equipe está pegando mais confiança. A gente vai conhecendo mais o elenco, pode variar mais e os jogadores vão assimilando o processo. Futebol não tem varinha de condão”, afirma.

Claudinei diz que tem priorizado treinos que retratem situações de jogo e que a equipe tem adquirido maturidade para mudar a postura dentro de campo.

– Antes queríamos sempre ganhar os jogos sendo protagonistas. No jogo contra o Brusque, com o gramado muito ruim, falei para eles tomarem como base o jogo contra a Tombense… Se não der para ganhar do nosso jeito, vamos ganhar do jeito que dá. E a gente venceu do jeito que dava – avalia.

“Contra o Cruzeiro, não tivemos 60% de posse de bola, mas depois que saímos na frente, demos a bola para eles e usamos o contra-ataque. É maturidade para vencer o jogo da forma como o jogo se apresenta.”

A mudança nos números

Nas estatísticas, há similaridades nos últimos três jogos: em todos o Leão teve menor número de passes e mais desarmes. Nas finalizações e posse de bola, contudo, somente contra o Náutico houve números maiores. Quando enfrentou Cruzeiro e Brusque, o Sport fez menos finalizações que a Raposa e igualou as tentativas do time catarinense – porém acertou mais vezes que os rivais.

Outra diferença está nas escalações. Claudinei repetiu o time contra Náutico e Brusque – utilizando um quarteto ofensivo na frente -, e precisou fazer três mudanças por suspensão contra o Cruzeiro, puxando mais um jogador para atuar no meio de campo.

Agora, a equipe conta com os retornos do lateral-esquerdo Sander, do zagueiro Sabino e do centroavante Gustavo Coutinho para a próxima rodada. O Leão recebe o Vasco às 16h do domingo.

“É gostoso ganhar sendo dominante. Todo mundo gosta. Mas isso pode te custar uma derrota em um jogo onde poderíamos ser mais conservadores. Os jogadores entenderam isso: é ganhar o jogo da forma como o jogo se apresenta. Isso vai ser importante para essa reta final.”

Decidido! Sport x Vasco vai ser na Ilha do Retiro, no Domingo

https://m.youtube.com/watch?v=BLTZszAZUCE

Embalado, Sport faz “jogo do ano” contra o Vasco pelo acesso à Série A; Confira

O Vasco na quarta colocação da Série B tendo em seu encalço o Sport, na quinta colocação. E no próximo domingo, os dois postulantes ao acesso terão um encontro marcado no Recife. Uma decisão para os dois lados que o Leão e a torcida encaram como o “jogo do ano”. No momento, a diferença entre Rubro-negros e cruzmaltinos é de três pontos. Com isso, caso vença a partida, o time pernambucano chegará à mesma pontuação do rival, com o desempate sendo apenas no saldo de gols (hoje com uma diferença de oito gols a favor do Vasco).

Por sua vez, em caso de triunfo fora de casa, os cariocas abrirão seis pontos sobre seu perseguidor mais próximo dando um passo enorme rumo à Série A, uma vez que restarão apenas nove pontos em disputa até o final da competição.

De acordo com o site Infobola, especializado em projeções matemáticas, o Vasco possui 74% de chance de classificação para a Série A. Já o Sport aparece com 23%. Percentuais que certamente serão alterados após o duelo do próximo domingo.Atrás de Vasco e Sport, só o Ituano, sexto colocado com 51 pontos, aparece com possibilidade de acesso superior a 10%.Vale lembrar que no primeiro turno, os dois times ficaram no empate por 0 a 0, no Maracanã com mais de 60 mil torcedores. A partida marcou a estreia do técnico Lisca à frente do Sport (deixaria o clube apenas três jogos depois). Já o Vasco ainda era comando por Maurício Souza.