Para ser tetracampeão da Copa do Nordeste sem precisar ir para os pênaltis, o Sport terá que quebrar o tabu de não vencer o Fortaleza jogando fora de casa há 42 anos. A última vez em que a equipe Rubro-negra venceu o Tricolor do Pici longe de seus domínios, foi em 1980. Inclusive, essa foi a única vitória do Sport contra o Fortaleza fora de casa em toda a história. O confronto foi válido pela Taça de Prata daquele ano, onde o Leão da Ilha do Retiro venceu pelo placar de 2 a 1.
Porém, o Sport não precisa vencer o Fortaleza dentro dos 90 minutos. Em caso de um novo empate, independente do placar, o vencedor da Copa do Nordeste será decidido nos pênaltis. Nas duas vezes que as equipes se enfrentaram na disputa de pênalti, cada um venceu em uma oportunidade. Ambas as oportunidades foram pela Copa do Nordeste.
A primeira em 2015, onde os 90 minutos encerrou com a vitória do Sport por 1 a 0 e a equipe rubro-negra conseguiu a classificação para a fase seguinte após vencer por 4 a 2 nos pênaltis. Recentemente, em 2020, durante a pandemia, o Fortaleza e Sport empataram em 0 a 0 durante o tempo regulamentar e o Tricolor do Pici conseguiu a classificação ao ganhar de 4 a 1 do Rubro-negro.
Coletiva do técnico Gilmar Dal Pozzo – Sport x Fortaleza
Sport quebra recorde de público entre clubes na Arena de Pernambuco; Confira os números
No primeiro jogo da final da Copa do Nordeste, tudo igual na Arena de Pernambuco. Na noite desta quinta-feira (31), Sport e Fortaleza ficaram no 1×1, em duelo recheado de emoções. Enquanto os visitantes saíram na frente com Zé Welison, o estreante Bill, deixou tudo igual para os donos da casa, nos acréscimos. As equipes voltam a se enfrentar no Castelão, domingo, às 18h30. Um novo empate, independente do placar, leva a disputa do caneco para os pênaltis.
Na primeira partida após o Governo de Pernambuco liberar 100% da capacidade nos eventos esportivos, a torcida do Sport lotou a Arena de Pernambuco no jogo de ida da Copa do Nordeste contra o Fortaleza e quebrou o recorde de público entre jogos de times no estádio. Ao todo, 42.544 rubro-negros empurraram o Leão em campo, com direito a mosaico antes da bola rolar.
O recorde de público da Arena de Pernambuco em jogos de clubes pertencia anteriormente ao Náutico com 42.352 mil presentes na partida realizada pela final do Campeonato Pernambucano de 2018. Apesar de não ter sido o dono do recorde de público na Arena, anteriormente, o Sport tem um bom histórico de público no local.
Antes, a marca mais expressiva do Leão havia sido na derrota contra o Palmeiras, pelo placar de 2 a 0, em 2017, onde a torcida rubro-negra compareceu em peso ao estádio com 42.025 mil pessoas. Em 2015, na vitória por 2 a 0 contra o São Paulo, o Sport teve o apoio de 41.994 apoiadores.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.