Sport de olho! Nova janela de transferências divide opiniões entre clubes das Séries A e B; Entenda

Jorge Andrade, executivo do Sport
Jorge Andrade, executivo do Sport

Sport de olho! Sob orientação da Fifa, a CBF operou dois períodos de transferências para as contratações de clubes das Séries A e B. O resultado da experiência, que será repetida ano que vem, ainda divide opiniões entre presidentes e dirigentes dos times afetados pela nova regra.

Na teoria, a principal diferença está na restrição de datas. Até o ano passado, os clubes poderiam contratar e dispensar jogadores a qualquer momento durante toda a temporada. Enquanto que, em 2022, só puderam fazer movimentações em dois períodos:

Primeiro semestre: 19 de janeiro e 12 de abril

Segundo semestre: 18 de julho a 15 de agosto

Os dirigentes observaram que equipes de menor recurso financeiro enfrentaram maiores dificuldades para a formação de seus elencos. A distribuição das datas, além da regulamentação sobre empréstimos e jogadores da base, também foram fatores questionados. Três clubes entre os consultados pelo GE avaliaram a mudança como negativa: Santos, Fortaleza e CRB. Outros quatro viram de forma positiva: Corinthians, Cruzeiro, América-MG e Criciúma.

Houve ainda o Palmeiras, que observou a mudança como a oficialização de um conceito que estava consolidado. Além de outros quatro que destacaram que “o mercado precisará se adaptar”: São Paulo, Sport, CSA e Brusque. Executivo do Sport, Jorge Andrade, deu sua opinião sobre o tema.

“Acho que a gente tem que se adaptar. É a nova legislação. O mercado vai ter que adaptar os profissionais que trabalham nos clubes.

“Tem que ter algumas mudanças, por exemplo, principalmente para jogadores de base. Depender da janela, na minha opinião, é ruim. Mesmo que sejam profissionais, estão ainda em formação. A gente disputa o Estadual Sub 17, Sub 20, às vezes tem um jogador do interior que é profissional e não pode vir. Isso aconteceu no Sub 23.”

“Além disso, jogadores que retornam de empréstimo, se ele voltar fora do período de janela, não pode jogar. Então agora temos que fazer os contratos pensando nisso. Quando fizemos empréstimos, a janela não estava estabelecida. São essas principais adaptações.”

Coletiva do técnico Claudinei Oliveira (Grêmio x Sport)

YouTube video

Em menos de cinco minutos, torcida do Sport esgota os ingressos do TCN contra o Náutico; Confira

Em cinco minutos, todos os 13 mil ingressos disponibilizados pelo TCN para o Sport, no clássico contra o Náutico, foram reservados pelos rubro-negros. Mesmo com adaptação do sistema de reservas para duas janelas, com uma metade da carga total para cada, muitos torcedores não conseguiram garantir a tempo a presença na Ilha através do TCN.

“Juntando as duas janelas, o intervalo total de reserva durou em torno de cinco minutos”, apontou o coordenador do Programa Todos Com a Nota, Gustavo Aguiar, antes de justificar a velocidade com que se esgotam os bilhetes no caso do Sport.

“O Sport tem 65 mil torcedores cadastrados no sistema, que estão aptos para reservar seus ingressos. Ou seja, se há uma reserva de 13 mil bilhetes, como neste jogo, representa cerca de 20% desse número de torcedores aptos para reservar. Mesmo sendo apenas um ingresso por CPF, a velocidade de reserva para 13 mil é rápida demais”, completou.

Como forma de ajudar no processo de retirada dos ingressos, o Sport vai disponibilizar a partir desta sexta (23) dois postos com maior duração.

Locais para retirada dos ingressos – de sexta (23) até domingo (25)

– Bilheteria do arco: 9h às 17h

– Loja Cazá do Sport no Shopping Recife: 9h às 22h sexta (23) e sábado (24), enquanto no domingo (25) será das 12h às 21h