Em meio ao momento mais delicado do Sport na temporada, o presidente Yuri Romão concedeu, nesta terça-feira (21), uma longa entrevista coletiva na Ilha do Retiro, após apresentar os novos nomes do departamento de futebol: o executivo Thiago Gasparino e o diretor geral Enrico Ambrogini.
Com o Leão afundado na lanterna do Campeonato Brasileiro da Série A, com apenas dois pontos conquistados em nove jogos e sem nenhuma vitória, o mandatário rubro-negro falou sobre o momento de crise, os erros na condução do futebol e as mudanças recentes. Ao todo, o clube já investiu cerca de R$ 57 milhões em contratações nesta temporada, mas nenhum reforço conseguiu se firmar em campo.
Mesmo diante do cenário preocupante, Yuri evitou fugir da responsabilidade e afirmou:
“Cabe a mim, como gestor, dirigente maior do clube, mudar esse cenário. Não sou omisso.”
Reflexão sobre o momento
Yuri relembrou o planejamento inicial da temporada e reconheceu a surpresa com o desempenho ruim da equipe:
“Ninguém imaginava que com os investimentos feitos e a forma como a gente vinha organizando o departamento, o time estaria na situação em que está. Nem vocês da imprensa acreditavam. Temos um elenco bom, talvez esteja faltando o encaixe, a sintonia fina, que o grupo vai dar essa resposta dentro de campo.”
Mudança de rumo e chegada dos novos nomes
Questionado sobre o motivo da chegada tardia de Gasparino e Ambrogini, Yuri explicou que os nomes já estavam nos planos, mas a crise acelerou o processo:
“Imaginava que a chegada de um executivo, no caso do Enrico, seria mais para o final do ano. Isso já estava decidido internamente. Decidi antecipar o projeto e colocá-lo em curso.”
Autocrítica e gestão
Sobre o próprio trabalho, Yuri falou da necessidade de racionalidade em decisões de gestão, principalmente no futebol, onde a emoção pode pesar:
“Não faço uma gestão de machadada, de cima para baixo. A gente conversa, interage com atletas, com o vice-presidente Guilherme Falcão. Pode até parecer para a torcida uma decisão tardia (a saída do técnico Pepa), mas existem contextos que precisam ser respeitados. Os atletas comunicavam que iriam reverter com a comissão anterior.”
Agora, com novos nomes no comando do futebol, o Sport tenta reagir na competição nacional, em busca de uma arrancada que retire o clube da incômoda última colocação da Série A.

Calendário completo do Sport para as próximas rodadas:
25/05 – Campeonato Brasileiro – 10ª rodada – DOM – 16:00
Internacional
01/06 – Campeonato Brasileiro – 11ª rodada – QUI – 11:00
Mirassol
A confirmar – Campeonato Brasileiro – 12ª rodada – a confirmar
Flamengo
13/07 – Campeonato Brasileiro – 13ª rodada – DOM – a confirmar
Juventude
13/07 – Campeonato Brasileiro – 13ª rodada – QUA – a confirmar
Atlético-MG

Veja também:
Saiba mais sobre o Leão da Ilha pelo Whatsapp
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.