Três jogos, uma derrota polêmica, um empate com gosto amargo e uma vitória que não veio por causa do apito. Com apenas um ponto conquistado em três rodadas, o Sport amarga a última colocação no Campeonato Brasileiro de 2025. No entanto, basta olhar um pouco além da frieza dos números para perceber que a campanha do Leão não reflete o que o time tem mostrado em campo.
É verdade que o elenco poderia render mais — ninguém nega isso. Mas também é inegável que a arbitragem tem influenciado diretamente nos resultados do Sport neste início de Série A. E não estamos falando de lances interpretativos ou polêmicos comuns ao futebol. São erros graves, documentados, e que prejudicaram diretamente o desempenho rubro-negro na tabela.
Logo na estreia, contra o São Paulo, o árbitro assinalou um pênalti inexistente em Calleri, que por sorte foi desperdiçado pelo argentino. Na rodada seguinte, diante do Palmeiras, outro erro: mais um pênalti duvidoso, marcado para o time paulista, definiu o placar de uma partida em que o Sport foi superior durante boa parte do jogo.
Por fim, contra o Vasco, neste último sábado, o segundo gol da equipe carioca deveria ter sido anulado por falta clara de Vegetti em Lucas Cunha. A arbitragem, mesmo após revisão no VAR, validou o lance. E mais uma vez, o Sport saiu de campo sentindo que lutou, jogou bem — especialmente no segundo tempo —, mas foi vencido por fatores externos.
Não se trata de choro ou de terceirizar a responsabilidade por uma campanha ruim. O futebol cobra desempenho, e o Sport sabe que precisa evoluir. Mas é preciso cobrar também equilíbrio, justiça e profissionalismo da arbitragem, que tem interferido diretamente no andamento do campeonato.
A lanterna da tabela não diz tudo. O Sport está jogando mais do que os resultados sugerem. E se os erros de arbitragem forem corrigidos — ou pelo menos reduzidos —, esse time tem tudo para reagir.
Calendário completo do Sport para as próximas rodadas:
16/04 – Campeonato Brasileiro – 4ª rodada – QUA – 19:00
RB Bragantino
19/04 – Campeonato Brasileiro – 5ª rodada – SAB – 16:00
Corinthians
26/04 – Campeonato Brasileiro – 6ª rodada – SAB – 16:00
Fortaleza
03/05 – Campeonato Brasileiro – 6ª rodada – SAB – 18:30
Fluminense
11/05 – Campeonato Brasileiro – 7ª rodada – DOM – 16:00
Cruzeiro

Veja também:
Saiba mais sobre o Leão da Ilha pelo Whatsapp
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.