A sequência negativa do Sportem 2025 acende o alerta na Ilha do Retiro. Sem vencer há oito jogos na temporada — seis deles no Campeonato Brasileiro, onde ocupa a lanterna com apenas dois pontos —, o técnico Pepa vive seu momento mais pressionado desde que chegou ao clube. Apesar disso, o português segue respaldado pela diretoria, que aposta em uma virada de chave. A questão é: como encontrar esse caminho?
O comentarista da TV Globo Cabral Neto avalia que o treinador rubro-negro não precisa romper completamente com suas ideias, mas sim fazer ajustes estratégicos para transformar o desempenho da equipe em resultados. Segundo ele, o principal problema do Sport não está nas escalações, mas sim no comportamento coletivo.
— Pepa não precisa necessariamente inovar radicalmente, mas realizar ajustes pontuais que aprimorem o que o time já faz bem. O Sport tem virtudes, como manter a posse no campo ofensivo e criar jogadas próximas da área adversária, porém, falta objetividade na hora de finalizar — afirma Cabral.
Na avaliação do comentarista, a equipe sofre com a falta de agressividade e fome de gol. Em seis rodadas no Brasileirão, marcou apenas três gols, sendo um deles contra, na derrota por 3 a 1 para o Vasco. Nos três últimos jogos, balançou as redes apenas uma vez — no revés por 2 a 1 contra o Corinthians.
— A solução passa por tornar o jogo mais direto, com menos passes e mais finalizações — destaca.
Além do ataque ineficiente, a defesa também exige correções, já que o goleiro Caíque França foi vazado oito vezes em seis partidas. Cabral aponta que um dos caminhos para melhorar o setor está no reforço à pressão imediata após a perda da bola, algo que o time já tenta fazer, mas com pouca consistência.
Foto: Marlon Costa/AGIF
Rivera de volta, e um meio-campo do Sport mais combativo
Para o duelo contra o Fluminense, no próximo sábado, no Maracanã, Pepa poderá contar com o retorno do volante Rivera, que cumpriu suspensão na última rodada. Cabral Neto acredita que o equatoriano deve voltar ao lado de Zé Lucas, e não como substituto.
Por fim, o comentarista reforça que, embora possa haver discordâncias pontuais sobre nomes escalados, o desafio do Sport vai além da prancheta.
— O maior obstáculo está em transformar boas ideias em constância dentro de campo. Isso só virá com mudança de postura, mais intensidade e coragem para decidir os jogos — conclui.
Foto: Paulo Paiva / SCR
Calendário completo do Sport para as próximas rodadas:
03/05 – Campeonato Brasileiro – 7ª rodada – SAB – 18:30 Fluminense
11/05 – Campeonato Brasileiro – 8ª rodada – DOM – 16:00 Cruzeiro
17/05 – Campeonato Brasileiro – 9ª rodada – DOM – 16:00 Ceará
25/05 – Campeonato Brasileiro – 10ª rodada – DOM – 16:00 Internacional
01/06 – Campeonato Brasileiro – 11ª rodada – QUI – 11:00 Mirassol