O Sport sofreu a primeira derrota na Série B diante do Criciúma, em partida válida pela oitava rodada, e agora precisa se recuperar nos próximos jogos para encostar nos líderes. A equipe conseguiu se manter invicta por seis partidas, mas o resultado ruim está longe de ser o fim do mundo. Esses momentos são esperados, mas é necessário reagir rapidamente e não deixar que uma sequência negativa aconteça. Só assim é possível sonhar com uma vaga no G4.
Apesar de ter disputado a oitava rodada, o Sport ainda possui dois jogos atrasados. Ou seja, a posição na tabela ainda não condiz com o potencial da equipe. Foram 11 pontos conquistados nas seis partidas, com três vitórias, dois empates e apenas uma derrota. A tabela da Série B se mostra aberta, e o Leão ainda pode se aproximar dos líderes da disputa, ficando longe da parte de baixo da competição.
O desafio é superar a derrota de 1 a 0 para o Criciúma, fora de casa, e voltar a fazer pontos. Essa é uma tática essencial para os pontos corridos, principalmente quem planeja terminar a temporada com uma vaga na Série A de 2024. O Sport tem potencial para isso, mas precisa superar os momentos ruins. Com uma das melhores defesas da disputa até o momento, tendo sofrido apenas quatro gols, essa é uma das armas que poderá ser utilizada para o restante da temporada.
Diante do Botafogo de Ribeirão Preto, no dia 20 de maio, toda a força do Sport foi colocada à prova. A equipe venceu por 3 a 0 e mostrou aos torcedores da Ilha do Retiro que vai sonhar alto em 2023. Os tropeços pelo meio do caminho são normais, e não diminuem as chances em campo. As projeções e cotações da Betway, site de futebol bets, mostram o representante pernambucano com grandes chances de título, ao lado de bons adversários, como o Vitória, o Vila Nova e o Criciúma.
Calendário cheio até junho
As próximas semanas prometem ser corridas para o Sport, que terá muitos jogos até o final de junho. O time tem dois jogos a menos que o resto dos adversários, então precisará separar mais dias para igualar os números. Além disso, o próximo mês costuma ser o mais corrido no calendário da Série B, então o elenco pernambucano será testado ao máximo. A expectativa é por bons resultados.
Esse será um momento importante também para a competição, que vai conhecer os favoritos na disputa pelas vagas no G4. O Sport tem tudo para se manter entre os líderes, sobretudo se conseguir engatar uma sequência positiva novamente. A ajuda de alguns jogadores veteranos nesta situação será importante, e o artilheiro Vagner Love, que tem quase 400 gols na carreira, pode assumir essa responsabilidade.
A torcida confia no time para o restante da temporada, mas ainda é cedo para dar qualquer prognóstico. Os palpites no Brasileirão Série B são otimistas com o Leão, e mostram que o final poderá ser feliz. No ano passado, a equipe ficou a apenas cinco pontos do Vasco da Gama, última equipe a subir, então é preciso melhorar pouca coisa para conseguir o resultado esperado no final da disputa.
Repetir o vice de 2019
Uma inspiração para o elenco atual pode ser o próprio Sport em 2019, quando a equipe foi vice-campeã da Série B. Foi uma excelente campanha, com 68 pontos conquistados, e um resultado que encheu de orgulho os torcedores. O título não veio, pois o Red Bull Bragantino dominou a competição durante toda a temporada. No entanto, o Sport mostrou força e tradição na disputa.
A equipe conquistou 17 vitórias nas 38 rodadas, tendo um aproveitamento na casa dos 60%. Por enquanto, o Sport tem a mesma porcentagem e essa é a melhor notícia do momento. Basta continuar assim para que os resultados positivos se transformem em uma vaga para a elite do futebol brasileiro.
O Sport é uma das equipes mais tradicionais do Brasil, e não pode ficar na Série B. Esse é o pensamento para que os resultados venham em 2023, e esse elenco possa conseguir disputar o Brasileirão da próxima temporada. Não falta potencial para atingir esse objetivo.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.