Sport de olho! O Conselho Técnico da CBF serviu como embrião de duas possíveis mudanças que vão gerar debates nos próximos meses: a mudança na regra do rebaixamento e de estrangeiros permitidos por partida no futebol brasileiro.
O Conselho Nacional de Clubes, empoderado para ser além de uma comissão consultiva, vai ter a missão de levantar e pesar os argumentos prós e contras para os próximos meses. Mas já há um entendimento: assim como no caso dos gramados, qualquer decisão só entrará em vigor a partir de 2027.
No caso do número de estrangeiros, que aumentou de cinco até nove nos últimos anos, a ideia é respeitar os contratos de jogadores em vigor. São mais de 130 atletas de nacionalidade estrangeira na Série A, sendo oito deles do Sport.

A proposta a ser levada para debate prevê a redução de nove para seis estrangeiros. Mas existe a possibilidade de fazer redução gradativa para facilitar o planejamento dos clubes. Lembrando que a proibição é entre os relacionados para jogos, com permissão liberada para ter quantos quiser no elenco.
Outra redução, mais polêmica, é do número de rebaixados. A fórmula de pontos corridos do Brasileirão da Série A vem desde 2003 e se ajustou em três temporadas até chegar em 2006 ao modelo atual. Ou seja, com 20 clubes, dos quais quatro caem à Série B, e quatro sobem para a A.
A mudança na regra do rebaixamento não impactaria na edição de 2026 do campeonato, mas se refletiria em todas as divisões. Caso a proposta avance no futuro, três cairiam da A para a B e, portanto, só poderiam subir três da B para a A, assim sucessivamente até a Série D, a última divisão nacional.

Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.