Torcida do Sport comemora liberação do rádio nos estádios
Torcida do Sport comemora liberação do rádio nos estádios

Liberou! Polícia Militar suspende proibição de rádios de pilha nos estádios de Pernambuco; Sport observa

Sport de olho! A proibição de torcedores entrarem com rádio de pilha nos estádios de Pernambuco está suspensa. A decisão foi comunicada pela Polícia Militar na manhã desta sexta-feira, véspera da final do Campeonato Pernambucano, após o veto repercutir negativamente entre os torcedores. Ao justificar a suspensão da medida, o assessor de comunicação e porta-voz oficial da PM de Pernambuco, o coronel Luiz Claudio Brito ressalta que a proibição não era uma novidade.

Nesse sentido, menciona que, desde a Copa das Confederações (2013), é adotado um protocolo internacional de acesso aos estádios que proíbe a entrada dos torcedores com objetos que podem ser arremessados e causar lesões. No caso, a Polícia Militar “apenas” divulgou a proibição na quinta-feira, o que resultou em inúmeras críticas.

“O rádio veio à tona porque ele é um equipamento análogo aos outros que foram proibidos. Ele pode ser arremessado e causar uma lesão, como outros equipamentos. (…) Todo e qualquer objeto que pode ser arremessado em direção a uma pessoa e feri-la, é uma preocupação da corporação. E, nos palcos esportivos, nós tivemos situações de pessoas que foram lesionadas pelo arremesso de equipamentos”, disse.

“Veio essa polêmica porque o rádio tem esse simbolismo, tem a velha guarda que gosta dos radinhos, tem o deficiente visual que quer ter acesso à partida, não enxerga mas quer escutar o que acontece no campo. Em virtude disso, essa medida está suspensa”, Luiz Claudio Brito, assessor de comunicação e porta-voz da PM.

Brito esclarece que a proibição será melhor avaliada pelo “Grupo de Trabalho Futebol”, um colegiado integrado por órgãos com atuação no futebol – Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Juizado do Torcedor, entre outros -, que deve, futuramente, decidir de forma definitiva sobre o tema. Ressalta, contudo, que outros objetos – como instrumentos musicais – seguem proibidos.

BASTIDORES de Sport 1×0 Ituano

YouTube video

Com contrato próximo do fim, diretoria do Sport fala sobre o futuro de Rodrigão

O atacante Rodrigão segue com seu futuro indefinido no Sport. Ele estava há quase dois meses sem atuar, lesionou-se ainda na primeira fase do Pernambucano e só voltou agora, para o início da Série B. Acionado contra o Ituano, ele esteve em campo durante 43 minutos apenas. O tempo, contudo, tem sido ponto determinante para o futuro do centroavante. Aos 28 anos de idade, Rodrigão rescindiu com o Santos (em fevereiro) e assumiu um contrato de risco na Ilha do Retiro.

Afinal, teria apenas três meses para conseguir atingir as metas e renovar o vínculo até o fim da temporada. O limite está próximo, mas o caso está parado. O Sport terminou adiando o processo de avaliação do centroavante, por conta da lesão no tornozelo. Agora, Rodrigão tem só mais um mês de contrato garantido.

“Vamos fazer essa avaliação mais na frente, junto com o treinador e a comissão. Isso foi atrapalhado pela lesão, o momento prejudicou essa avaliação”, disse o vice-presidente de futebol do clube, Augusto Carreras, ao GE.

“A gente faz um contrato onde as duas partes têm que ter o mesmo direito. Se ele atingir as metas, tem o contrato renovado. O Sport torce por isso, porque se ele atinge as metas, significa que ele fez gols e ajudou o clube”, disse Carreras.

Rodrigão está com nove partidas disputadas pelo leão, sendo quatro como titular. Marcou dois gols nesse período. O centroavante ainda chegou perto de abrir o placar na vitória sobre o Ituano, na última terça-feira, mas estava em posição de impedimento quando balançou as redes. E o lance foi anulado.