O presidente do Sport, Yuri Romão, confia no técnico Enderson Moreira. No momento em que a equipe rubro-negra atravessa a sua fase mais delicada na Série B, o mandatário reconheceu o momento de oscilação, mas blindou o comandante das críticas oriundas da torcida e de parte da imprensa. O mandatário falou com a Itatiaia por telefone.
“Por mim, Enderson Moreira é o técnico até o ano que vem, pode escrever: pelo presidente, é o técnico até 2024. Veja o Abel Ferreira no Palmeiras”, afirmou o presidente rubro-negro, ligando o sucesso do Verdão à longevidade do treinador no cargo.
O ápice das críticas veio na última sexta-feira (27), quando o Sport foi superado pelo Ceará, que não tem mais pretensões na competição. O revés colocou fim a uma sequência de oito jogos de invencibilidade, com três vitórias e cinco empates, que davam uma sustentação mais palpável ao trabalho do técnico.
“Acho que é desmedida a pressão que ora é feita em cima da nossa equipe. O Sport, posso estar equivocado, mas depois que cumprimos os dois jogos contra o CRB e o Vila Nova, atrasados, entramos no G4 e permanecemos nele desde então . É uma competição difícil, muito corrida, pegada, haja vista o final com os times embolados na pontuação”, declarou.
“Não vejo por que a gente querer tirar o técnico. A cultura que a imprensa, e aí não estou me referindo a de Pernambuco, mas do Brasil, em querer demitir técnico, com seis, sete, oito jogos, começam a cobrar a saída do treinador. Isso, logicamente, inflama a torcida. No caso da do Sport é uma torcida grande e exigente, que está há muito tempo ansiosa por bons resultados, principalmente o retorno à elite do futebol brasileiro. Imagino que a pressão está sendo maior por isso”, acrescentou.
A pressão tem se agravado, mais especificamente pela sequência de resultados abaixo da expectativa. A equipe rubro-negra, por exemplo, venceu apenas esses três jogos nas últimas 12 rodadas. Os três triunfos vieram justamente contra equipes que ocupam a zona de rebaixamento: o ABC (já rebaixado), o Londrina e a Chapecoense.
“Em relação à confiança, já milito no Sport há muitos anos e posso dizer que, como profissional, pessoa, gente, desconheço qualquer profissional ou técnico que seja melhor do que Enderson. É um bom treinador, tem a confiança do elenco, jogadores próximos a ele, extremamente correto com o clube, atletas, com toda a direção. Querer culpar só o técnico por uma queda de rendimento acho que não é justo nem com ele, nem com a comissão técnica”, disse o presidente.
“Não estou no dia a dia , mas acompanho. Faço questão de acompanhar, por exemplo, as palestras antes dos jogos. Muitos dos gols que sofremos são alertados: ’em determinadas jogadas não vamos deixar que aconteça, é uma jogada forte do adversário’, e chega em campo e o nosso elenco por algum motivo não consegue fazer o que foi solicitado e levamos alguns gols de maneira até infantil, eu diria”, avaliou Romão.
COLETIVA DE ENDERSON MOREIRA (CEARÁ x SPORT)
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.