Sport de olho! Projeto de lei que altera a Lei Pelé é aprovado na Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados

Luciano Bivar Sport
Luciano Bivar Sport

Sport de olho! Uma das bandeiras defendidas pelo deputado federal e candidato a presidente do Sport, Luciano Bivar, é a mudança na Lei Pelé (de 24 de março de 1998), que instituiu normas gerais sobre as atividades esportivas no Brasil e a relação de trabalho entre jogadores e clubes. E nesta quarta-feira (14/12), o Projeto de Lei 3.353/2021, de autoria de Luciano Bivar e que justamente altera a Lei Pelé, foi aprovado na Comissão Especial de Esportes da Câmara dos Deputados.

O parecer feito pelo deputado Marcelo Freitas foi aprovado sem discussão. A matéria é conclusiva na Comissão de Esportes e depois seguirá para o Senado. Luciano Bivar já há algum tempo questiona os reflexos negativos da Lei Pelé para os clubes.

“A gente precisa resolver os problemas do futebol brasileiro, fazendo por exemplo que todos os clubes possam ter os passes dos jogadores, não que eles sejam de propriedade dos empresários. Vamos manter os times fortes. É preciso que os clubes tenham a propriedade dos direitos federativos dos seus atletas e faça os contratos de trabalho.”

“Não ter o direito federativo quando você garimpa esse jovem é terrível. Não podemos ficar subordinados ao domínio de quatro clubes que recebem cotas televisivas milionárias. Temos que ter 20 clubes em condições de competir de forma igualitária pelo talento dos jogadores”, disse Luciano Bivar em algumas entrevistas a rádios pernambucanas, antes mesmo de o projeto de lei ser aprovado nesta quarta (14/12) na Câmara dos Deputados.

Luciano Bivar foi presidente do Sport em quatro oportunidades: 1989-1990 / 1997-2001 / 2005-2006 e 2013. O clube viveu uma ótima fase, dentro e fora de campo, no final da década de 1990 e começo dos anos 2000, com grandes campanhas na elite nacional e vários títulos estaduais e até regionais.

PRIMEIROS DIAS DO ATACANTE GABRIEL SANTOS NO SPORT

YouTube video