Sport de olho! Quatro brasileiros que podem mudar de time na janela de janeiro da Europa

Sport de olho no mercado
Sport de olho no mercado

Sport de olho! A janela de transferências na Europa está perto de abrir novamente. A partir de domingo (1º de janeiro), os clubes dos principais países do Velho Continente estarão aptos a registrar novos jogadores. E o primeiro Mercado da Bola de 2023 terá um impacto pesado na vida de vários jogadores brasileiros. O MeuSport apresenta abaixo cinco candidatos a mudar de clube no futebol europeu na janela de janeiro.

Marcelo

Cinco vezes vencedor da Liga dos Campeões da Europa pelo Real Madrid, Marcelo encerrou no fim da temporada passada uma passagem de 15 anos pelo clube espanhol. Após muitos rumores sobre uma possível volta ao Brasil, Marcelo resolveu estender a carreira com um contrato de um ano com o Olympiacos.

Pouco utilizado na Grécia (ainda nem completou 200 minutos de futebol nesta temporada), o brasileiro já foi avisado que está livre para buscar um outro time nesta janela de transferências (o que livraria a equipe de ter de arcar com sua multa rescisória).

O desejo de Marcelo é voltar para a Espanha para ficar mais perto do filho Enzo, que joga nas categorias de base do Real. Meses atrás, o Getafe, clube dos arredores de Madri, mostrou interesse em contratá-lo.

Felipe

O ex-zagueiro do Corinthians chegou a viver a expectativa de disputar a Copa do Mundo do Qatar-2022. Mas o fato de praticamente ter sumido das escalações do Atlético de Madri minou essa chance. Fora dos planos do técnico Diego Simeone, ele foi a campo apenas três vezes em 2022/23.

Com mais seis meses de contrato e sem muita perspectiva de futuro no clube colchonero, Felipe pode antecipar seu adeus ao Wanda Metropolitano e assinar com um novo clube já em janeiro. De acordo com o jornal “As”, o novo técnico do Wolverhampton, Julen Lopetegui, adoraria levá-lo para a Inglaterra.

Pepê

Depois de um começo de pouco brilho no Porto, Pepê conseguiu se consolidar na equipe do estádio do Dragão, e viu seu jogo evoluir demais e, como acontece com todo mundo que começa a se destacar nos grandes clubes de Portugal, começou a despertar o interesse do mercado externo.

Nas últimas semanas, o meia-atacante, que também tem quebrado o galho como lateral direito quando necessário, foi apontado como candidato a reforço de Arsenal e Juventus na janela de janeiro. O valor do negócio, caso realmente se concretize, deve ultrapassar a barreira dos 60 milhões de euros (R$ 330,3 milhões).

Coutinho

Um dos jogadores brasileiros na Europa cujo destino tem sido acompanhado mais de perto pelos torcedores, já que a viabilidade da sua contratação está sendo avaliada pelo Corinthians, Coutinho não tem muito futuro no Aston Villa.

Atualmente, em recuperação da lesão muscular que o tirou da Copa-2022, o brasileiro perdeu aquele status de titular inquestionável do qual gozava nos primeiros momentos da sua volta à Inglaterra, e já vinha sendo utilizado por períodos entre 15 e 20 minutos nos últimos compromissos da equipe de Birmingham antes da contusão sofrida no fim de outubro.

O desejo do meio-campista é conseguir uma recolocação profissional dentro do próprio continente (definitiva ou mesmo por empréstimo). Voltar ao Brasil é só um plano B, especialmente por questões econômicas.

GIL DO VIGOR É NOVO DIRETOR DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO DO SPORT

YouTube video

 Luciano Juba segue recebendo sondagens, pode deixar o Sport, e Jorge Andrade afirma: “A gente tem conversado”

Luciano Juba foi um dos destaques do Sport em 2022. Revelado na base do clube, a temporada marcou uma mudança na posição do jogador, que surgiu como lateral-esquerdo e passou a atuar como meia sob o comando de Gustavo Florentín. Juba possui contrato se encerrando em agosto de 2023, e logo pode assinar um pré-contrato para deixar o Sport sem custos ao fim do vínculo.

Antes da conclusão da Série B, o meia de 23 anos recebeu propostas do Brasil e exterior. Segundo o executivo de futebol do Sport, Jorge Andrade, em entrevista ao repórter da Rádio Jornal, João Victor Amorim, Luciano Juba segue recebendo sondagens de outros clubes após o fim da temporada. Novas propostas, por outro lado, ainda não chegaram.

“Sondagens sim, proposta oficial ainda não. A gente tem conversado . Conversamos muito com os agentes dele, que pensam bastante em plano de carreira. Essas sondagens chegam aos agentes, eles conversam conosco e temos bastante comunicação entre nós”, revelou o executivo do Sport.