O Sport está em busca do seu quarto título da Copa do Nordeste, podendo se igualar aos maiores campeões: Vitória e Bahia. O time rubro-negro tem méritos de sobra para conquistar esse troféu: melhor campanha da primeira fase, melhor ataque da competição e melhor defesa da competição (empatado com o Fortaleza, porém o Sport tem um melhor aproveitamento). Por isso, vou listar 4 motivos para acreditar no tetracampeonato da Copa do Nordeste:
1. Na ilha quem manda é o Leão
Que a Ilha do Retiro é um fator essencial para as conquistas do time rubro-negro, todo mundo já sabe. Porém, faz mais de 1 ano que o Sport não perde dentro da Ilha. Para ser mais preciso, são 420 dias. A última derrota foi para o Botafogo-PB em fevereiro de 2022. Outro ponto positivo é o aproveitamento em 100% dos jogos na Ilha neste ano. São 12 jogos e 12 vitórias e uma média de 3,25 gols por jogo.
2. Histórico contra o Ceará
O confronto contra o Ceará já se repetiu 64 vezes. São 27 vitórias, 19 empates e 18 derrotas. O histórico geral é bem favorável para o Sport, porém se fizermos um recorte recente, faz sete jogos que o Sport não vence o time do Ceará.
Nesse recorte de sete jogos, foram 5 jogos em Fortaleza e apenas 2 em Recife, vale lembrar que os dois em Recife foram sem torcida (pandemia), neutralizando o confronto.
Uma boa memória para os torcedores rubronegros é que a última vez que o Sport foi campeão foi justamente contra o Ceará. O Leão acabou vencendo por 2×0 na Ilha do Retiro e empatou no Castelão.
3. Melhor ataque do Brasil!
O Sport atualmente tem o melhor ataque do Brasil, somando mais de 60 gols nesta temporada. Um feito bastante importante visto que nas últimas temporadas o Sport tinha elencos mais defensivos.
Dos 12 jogos que o rubro-negro fez na Ilha do Retiro, marcou em todos. É um ponto positivo visto que o Sport precisa marcar pelo menos um para levar a disputa para os pênaltis.
4. Grupo competitivo
O elenco do Leão está se mostrando um time bem competitivo, para mim, isso é mérito principalmente do treinador Enderson Moreira. Podemos citar o exemplo recente contra o Coritiba onde o time pernambucano perdia por 2×1, diante de 30 mil pessoas e conseguiu forças para virar o placar.
É verdade que o jogo terminou 3 x 3, porém quero ressaltar a vontade que o Leão teve em virar o jogo. É com esse espírito que o Sport precisa entrar contra o Ceará no segundo jogo da final, marcando em cima e pressionando desde o início. Se o rubro-negro conseguir fazer isso de forma eficiente, tem grandes chances de sair tetracampeão da Copa do Nordeste.
COLETIVA DE ENDERSON MOREIRA (CEARÁ x SPORT)
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.