Quatro clubes que disputaram a Série B receberam adiantamentos da CBF na reta final da competição. Três deles subiram e vão jogar a Série A em 2024: Vitória, Juventude e Atlético-GO. O Sport também recebeu, mas não conseguiu subir. De acordo com os recibos das transações, o Vitória foi quem recebeu o maior valor: R$ 4 milhões. O clube baiano foi o campeão da Série B, com 72 pontos.
Os documentos indicam que o dinheiro para o Vitória foi liberado em quatro pagamentos de R$ 1 milhão cada, feitos nos dias 3 de outubro, 20 de outubro, 3 de novembro e 20 de novembro. Procurada pelo GE, a CBF informou que não comentaria o tema, por entender que se trata de uma prerrogativa dos clubes.
A entidade enviou uma nota na qual afirma que “respeita rigorosamente seus compromissos e todas as normativas de legalidade e de probidade”. O Código de Ética da CBF, em teoria, proíbe a prática de adiantar valores aos clubes, sob o risco de desequilibrar os torneios. O artigo 20 do código diz:
– É vedada a concessão pela CBF, seja a que título for, de empréstimos, adiantamentos ou dispensa de encargos financeiros a Entidades de Prática ou de Administração, objetivando assegurar a integridade do equilíbrio competitivo e resguardar o tratamento igualitário aos Clubes, Federações e Ligas.
No entanto, o “Parágrafo Único” do mesmo artigo afirma que “em casos excepcionais a concessão pode ocorrer”, desde que aprovada pela diretoria da CBF e desde que sejam “fixadas as obrigações, condições, garantias e eventuais contrapartidas”.
PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE DO SPORT, YURI ROMÃO
Sport
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.