Agora vai? Diretor da base revela o que falta para o Sport recuperar o Certificado de Clube Formador

Rafael Fernandes - Sport
Rafael Fernandes - Sport

Sport segue fora da lista de clubes que tem o Certificado de Clube Formador. Com 775 clubes profissionais em atividade, segundo a CBF, apenas 33 têm a documentação em dia. Do Nordeste, a quantidade de clubes caiu de seis para quatro. Saíram: Fortaleza e Vitória. Os outros quatro seguem com o certificado: Ceará, que chegou ao 6º ano consecutivo, recorde na região, Bahia, Bahia de Feira e Retrô, único pernambucano presente.

Rafael Fernandes, diretor executivo da base do Sport, em contato com o NE45, revelou o que falta e qual a expectativa do clube para recuperar o certificado.

“Estamos em fase final, restam apenas algumas coisas de documentação. Acredito que até o final de março daremos entrada ao certificado. Recuperando, teremos a segurança e a proteção dos clubes formadores em caso de assedio de outros clubes, enquanto o atleta tiver contrato de formação”, destacou.

Exigências para o Certificado de Clube Formador

1) Técnicos e preparadores físicos exclusivos
2) Participação em competições oficiais
3) Programa de treinamento (local*, horários, faixa etária, atividade escolar etc)
4) Assistência educacional
5) Assistência médica
* Com laudos técnicos (Bombeiros, Vigilância Sanitária e alvará para uso do alojamento)

Em 2013, o futebol pernambucano chegou a ter seis clubes certificados. Entretanto, o Náutico já está fora desde 10/2015, enquanto Santa Cruz, Salgueiro e Serra Talhada não conseguiram a renovação em 06/2018, com o Sport saindo em 09/2020. Em 01/2021, quem saiu foi o Porto, que acabou sendo “substituído” pelo Retrô.

Vale lembrar que entre os benefícios da certificação está o reforço sobre os direitos em atletas formados no clube, com a oficialização de contratos sobre os primeiros anos na base. Assim, facilita a burocracia para garantir a indenização financeira sobre a saída de atletas entre 14 e 16 anos, mesmo anos depois.

BASTIDORES DE SPORT 5×0 ÍBIS

YouTube video