O Sport oficializou nesta terça-feira (27) o empréstimo do meia-atacante Rodrigo Atencio ao Independiente Rivadavia, da Argentina, e trouxe à tona os detalhes financeiros do acordo.

Contratado com grande expectativa e alto investimento, o jogador deixa o clube rubro-negro após não repetir o desempenho esperado ao longo da temporada 2025. Conforme divulgado pelo Sport, o clube argentino pagará 200 mil dólares, de forma parcelada, pelo empréstimo de Atencio, que tem duração até 31 de dezembro de 2026.
Durante o período, o Independiente Rivadavia assumirá integralmente os salários e encargos trabalhistas do atleta. O contrato ainda inclui uma cláusula de opção de compra ao fim do vínculo temporário. Caso exerça o direito, o clube argentino poderá adquirir até 80% dos direitos econômicos do meia-atacante por um valor que pode alcançar 1,9 milhão de dólares, cifra superior a R$ 10 milhões na cotação atual.
A saída do jogador também passa por questões financeiras. Sem acordo para redução salarial após o rebaixamento à Série B, Atencio acabou liberado para buscar novos ares. Em campo, o argentino participou de 26 partidas pelo Sport em 2025, marcou três gols e deu uma assistência, números considerados aquém do esperado para um dos maiores investimentos recentes do clube.

Nota do Sport
O Sport Club do Recife comunica o empréstimo oneroso do atleta Rodrigo Atencio ao Club Sportivo Independiente Rivadavia, até 31 de dezembro de 2026.
A operação foi efetivada mediante compensação financeira no valor de USD 200 mil dólares, a ser paga de forma parcelada.
Durante o período do empréstimo, o Independiente Rivadavia assumirá integralmente a responsabilidade pelo pagamento dos salários e encargos trabalhistas do atleta.
O contrato contempla, ainda, opção de aquisição definitiva de até 80% dos direitos econômicos, a ser exercida até o término do empréstimo, mediante nova compensação financeira, podendo chegar ao total de USD 1,9 milhão de dólares.
O Sport preserva participação econômica futura sobre o atleta, permanecendo com percentual dos direitos econômicos e com direito a participação em eventual transferência.
A negociação está alinhada à política de gestão responsável de ativos do Sport Club do Recife, conciliando equilíbrio financeiro, segurança jurídica e preservação de potencial econômico futuro.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.

