Você conhece o Sport? Se liga em cinco curiosidades que poucos torcedores sabem

História do Sport
História do Sport

Se você é um torcedor fanático do Sport, o MeuSport tem certeza de que não vai querer ficar por fora dos fatos mais curiosos que envolvem ao famoso Leão da Ilha. Gosta das equipes de futebol do Nordeste? É um torcedor eterno do rubro-negro pernambucano? Pegue lápis e papel para tomar nota de algumas das curiosidades mais interessantes do Sport.

Um plano que não resultou como o esperado

Em 1905, Guilherme de Aquino, integrante de uma família pernambucana, viajou para a Inglaterra. Enquanto estava lá, decidiu que queria fundar o futebol do Náutico, um prestigioso clube de remo de Recife. Para atingir seu objetivo, trouxe chuteiras, calções, bolas e camisas com cores vermelha e preta, que atualmente caracterizam o clube. No entanto, ao chegar aqui, os dirigentes do Náutico não quiseram adotar o jogo de bola pois achavam que não era um esporte nobre. Anos depois, o clube náutico adotou a disciplina e virou um grande rival do Sport.

Um animal que virou mascote por acidente

O mascote característico do clube foi adotado em 1919, depois da conquista do Troféu Leão do Norte sobre a equipe Remo-Paysandu, que aconteceu em Belém do Pará. Uma vez concluído o encontro, um torcedor paranaense quebrou a taça, danificando a cauda do animal, justo antes de que a delegação do leão embarcasse de volta para o Recife. A partir desse momento, o leão começou a ser usado como mascote e no novo escudo.

Um time pioneiro em muitas questões

Além de contribuir para o desenvolvimento do futebol dentro da região nordestina, o Sport foi o primeiro clube pernambucano a contratar um jogador do estado do Rio de Janeiro, em 1916. Quem foi? O zagueiro Paulino, que jogava no América. Como se isto não fosse suficiente, também foi a primeira instituição esportiva de Pernambuco em ter um estrangeiro dentro de sua formação. Neste caso foi o uruguaio Carlos Viola, no ano de 1928.

Vender para poder comprar

O Sport nem sempre teve recursos econômicos e a prova é que para comprar o terreno no qual se construiu o estádio Adelmar da Costa Carvalho, precisou arrecadar fundos com os torcedores e vender todas as taças que tinha conquistado até esse momento. Após fazer isto, conseguiu comprar o espaço e inaugurar o prédio da Ilha do Retiro em 1936. O esforço valeu a pena, pois o estádio foi o único do Nordeste e do Norte a funcionar como sede dos jogos da Copa no ano de 1950.

Apresentação oficial de Facundo Labandeira e Denis no Sport

YouTube video