Sport de olho! A dez rodadas do término da competição, o MeuSport organizou um ranking com base na pontuação dos adversários dos seis primeiros colocados da Série B. Mas quem terá o caminho mais duro ou mais fácil pela frente na luta pelo acesso? Restam dez rodadas em aberto até o fim. Para desenhar este Raio-X do Brasileiro, consideramos apenas equipes que têm pelo menos 40 pontos somados na competição.
São eles: Cruzeiro, Bahia, Grêmio, Vasco, além de Londrina e Sport, que são os dois primeiros postulantes fora do G-4. CRB, Tombense e Criciúma vêm logo na sequência da classificação, mas não entraram no levantamento por terem menos de 40 pontos. O índice de complicação referente ao caminho de cada time, por sua vez, baseia-se na pontuação atual dos 10 próximos (e últimos) adversários de cada time na competição.
Ou seja, quanto maior o número somado, maior será a quantidade de pontos conquistados por esses rivais e consequentemente também maior a dificuldade da sequência de jogos. No caminho inverso, quanto menor o número, serão menos os pontos somados e assim menor a dificuldade. Em meio aos cálculos, Sport e Vasco têm os caminhos mais complicados. Enquanto Bahia e Cruzeiro passam pelas trajetórias “mais fáceis”.
Nível de dificuldade
- Sport: adversários somam 391 pontos
- Vasco: adversários somam 384 pontos
- Londrina: adversários somam 371 pontos
- Grêmio: adversários somam 369 pontos
- Cruzeiro: adversários somam 348 pontos
- Bahia: adversários somam 347 pontos
Caminho de risco: Sport e Vasco
Os caminhos de Sport e Vasco estão avaliados nos níveis de dificuldades 391 e 384, respectivamente. Valor acima dos outros quatros rivais principalmente porque ambos enfrentam adversários que estão diretamente ligados ao G-4 da Série B.
No caso do Vasco, a vantagem é que o time está dentro da zona de acesso – em 4º lugar. Precisa, contudo, voltar a somar pontos para evitar a ultrapassagem na tabela. O Cruz-Maltino venceu apenas um dos últimos quatro jogos que disputou.
No caso do Sport, o cenário se complica. O Rubro-negro enfrenta o caminho mais difícil nesta reta final e seria justamente o time que mais precisa de pontos para alcançar o G-4. Afinal, está em 6º lugar na Série B, sendo o último entre os clubes considerados “vivos” na luta pelo acesso.
Cabral Neto analisa derrota do Sport e defende mudança de goleiro na escalação
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.