O setor de captação do departamento de futebol de base do Sport, criado no fim do ano passado, completou nove meses e acumula números significativos. Neste período, foram avaliados mais de 1300 atletas e assinados 36 contratos, o que fomenta o desenvolvimento e formação de atletas, pavimentando o futuro do Clube.
O setor atualmente é composto por três profissionais, sob a liderança de Lucas Nóbrega, que chegou ao Sport em setembro do ano passado para coordenar o projeto – a área de captação das categorias de base foi mais uma iniciativa do Sport para estruturar e modernizar o departamento, bem como a chegada de um executivo exclusivo para o departamento, Rafael Fernandes.
“O papel da base no Clube é desenvolver talentos para atuar em nossa equipe profissional. Com o sucesso recente na Copa São Paulo e no Torneo de Viareggio, na Itália, e a subida de 8 jogadores do Sub-20 para o profissional, o trabalho da captação é essencial para a competitividade e o alto nível no elenco. Estamos garantindo o presente com jogadores como Fábio e Renzo, por exemplo, e trabalhando no futuro do Sport com atletas que recrutamos ainda com 13 ou 15 anos”, destacou Lucas Nóbrega.
Dentre as mudanças implementadas pelo setor de captação, a fim de otimizar o trabalho e maximizar o resultados no mapeio de atletas, está a metodologia de intercâmbio técnico, onde os atletas são convocados para uma semana de avaliação que inclui treinos em separado e com o elenco das respectivas categorias.
Trata-se de uma rotina mais extensa do que as ‘peneiras’ e permite ao Clube ser mais assertivo na seleção, que neste ano recebeu 640 atletas. O trabalho, inclusive, apesar do pouco tempo, já rendeu bons frutos, com 36 atletas contratados para as categorias Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20.
“O setor de captação possui um observador técnico, que tem como objetivo visitar torneios e projetos de base, mapeando os principais talentos da região, e um analista de mercado, que é responsável pela análise de jogos e estatística de forma mais individualizada. Temos hoje sendo monitorados quase 1900 atletas, majoritariamente na região Nordeste”, completou o coordenador de captação.
Números do setor de captação
– Atletas avaliados in loco em competições e/ou visitas: 1.330
– Atletas avaliados na seletiva Leões da Base até então: 165
– Jogos observados pela Análise de Mercado: 318
– Atletas avaliados pela Análise de Mercado: 532
– Atletas avaliados no processo de intercâmbio Filtro 1 e 2: 640 , sendo 31 aprovados no Filtro 2.
Atletas recrutadas por categoria
– Sub-13: 11 atletas
– Sub-15: 10 atletas
– Sub-17: 9 atletas
– Sub-20: 6 atletas
BASTIDORES DA BASE: FAST CLUBE 0x9 SPORT
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.