O Sport solicitou um novo Certificado de Clube Formador (CCF), documento perdido pelo clube ainda em 2020. Desde então, o Leão trabalha para recuperar posto, que garante à instituição o direito de requisitar indenização pela formação de jogadores e reforça a credibilidade no mercado quanto ao trato com as categorias de base.
Caso avance no pedido, o Sport se junta ao Retrô, única equipe pernambucana a possuir o documento. E se o Leão está fora há duas listas, Santa Cruz e Náutico estão com certificados revogados desde junho de 2018 e outubro de 2015, respectivamente. Uma ausência significativa para o Trio de Ferro.

O ofício preparado pelo Departamento Jurídico do Sport foi inicialmente endereçado à FPF. A entidade local, diga-se, é responsável por elaborar parecer conclusivo – que será destinado, posteriormente, à CBF – atestando a viabilidade do clube de retomar o certificado.
Vale lembrar que a Federação só pode dar o ‘sinal verde’ após verificadas as condições oferecidas pelo postulante a clube formador, mediante análise documental e visita técnica ‘in loco’. A entidade tem prazo de 30 dias para emitir análise.
Exigências para o Certificado de Clube Formador
1) Técnicos e preparadores físicos exclusivos
2) Participação em competições oficiais
3) Programa de treinamento (local*, horários, faixa etária, atividade escolar etc)
4) Assistência educacional
5) Assistência médica
* Com laudos técnicos (Bombeiros, Vigilância Sanitária e alvará para uso do alojamento)
COLETIVA DE ENDERSON MOREIRA (RETRÔ x SPORT)
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.