Treinador do Sub-20 do Sport afirma que os garotos estão prontos para ter mais espaço no elenco profissional

Sport de olho no Sub-20
Sport de olho no Sub-20

Nos últimos anos, tem sido recorrente entre os torcedores do Sport o pedido para que os atletas da base sejam utilizados na disputa do estadual. Seja como forma de ‘desafogo’ do profissional, que no primeiro semestre disputa também a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil, e que por conta disso reduz a quantidade de treinamentos entre os jogos, ou mesmo como forma de dar mais visibilidade aos pratas da casa.

Se de fato o Sport adotar essa política neste ano, a geração está preparada. É o que garante o treinador do Sub-20, Sued Lima, que toma como base para respaldar os meninos os números apresentados na temporada. Além disso, cita também o desempenho técnico e o foco dos atletas que, aos poucos, têm servido o futebol profissional nos últimos dois anos.

“Depende muito do projeto do clube. Quem encabeça, tem que tomar a atitude de fazer isso. A estrutura do Sub-20 do Sport hoje já é de profissional. E essa geração, de atletas nascidos 2002 e 2004, é uma geração que pode suportar esse projeto, caso o Sport queira seguir. Confio neles de olhos fechados”, crava o treinador do Sub-20 leonino, em entrevista ao EsportesDP

E mesmo ainda tão jovens, boa parte dos garotos do Sport já carregam consigo uma bagagem de serviço prestado no profissional, ainda que de forma inicial. Entre os sete que treinaram rotineiramente ao longo de 2022 com o elenco principal, quatro já entraram em campo, sobretudo no início do ano, comandados pelo paraguaio Gustavo Florentín.

Os de maior minutagem foram o volante ìtalo, com 11 jogos, e o atacante Paulinho, que jogou oito vezes. Os laterais Victor Gabriel (três jogos) e Diego (um jogo), também defenderam o profissional do Sport. Até mesmo o zagueiro Marcelo Ajul, que não chegou a atuar neste ano, já fez a sua estreia já com vivência na Série A de 2021. O goleiro Adriano, e o atacante Riquelmy têm aguardado suas primeiras oportunidades.

Riquelmy, a propósito, mesmo aos 17 anos, já é visto como uma promessa. O atacante foi fundamental na campanha impecável do título Pernambucano da categoria, com 14 vitórias em 14 jogos. Só ele balançou as redes 10 vezes, sagrando-se artilheiro da competição nos oito jogos que disputou. Apesar da euforia da torcida, o treinador alerta que a cobrança precisa ser alinhada com a confiança e a paciência com os garotos.

“A torcida é extremamente exigente. Da mesma forma que pede, se o resultado não estiver acontecendo ela vai cobrar com veemência. E é preciso entender que esses ministros são sub-20 e quando vão pro profissional ainda ainda estão num processo de formação. Mas eles já têm dado sinais de reagir bem à pressão, como na final do Pernambucano, quando vencemos de virada o Náutico, sob cobrança e apoio na Ilha do Retiro”, garante Sued Lima.

SPORT – Balanço da Temporada 2022

YouTube video