Comandados pelo técnico Sued Lima, o Sport embarcou rumo a Itália, para a disputa do Torneo di Viareggio, tradicional competição da categoria Sub-19. E em entrevista ao NE45, o treinador falou sobre a participação da equipe no torneio internacional.
P: Expectativa da direção do Sport, do treinador e dos garotos para essa viagem
“A expectativa é a melhor possível, visto que todos que estão envolvidos na viagem tendem a ganhar enquanto profissionais. Faz muito tempo que o Sport não vai pra uma competição desse nível, essa questão da internacionalização da marca, né?! A gente, enquanto profissional, comissão técnica, tem a possibilidade de interagir com as comissões técnicas dos outros clubes que estão envolvidos, conhecer os diversos futebóis que existem pelo mundo, e a gente trazer para nossa realidade alguma coisa que possa vir a contribuir na formação dos atletas.”
“E para os atletas eu acredito que tem o ganho esportivo que é jogar, vivenciar o confronto com essas escolas diferentes que existem no mundo. Tem também a questão social, de poder vivenciar uma nova cultura, novos costumes, a culinária diferente, se relacionar com atletas e com comissões técnicas, as vezes também que não tem o mesmo idioma, e você de alguma forma tentar se comunicar.”
“Mas a expectativa principal é a gente poder vivenciar a competição o máximo possível, para que eles possam poder desempenhar um bom futebol, para que eles possam colocar o nosso DNA em prova, e a gente voltar da competição maior do que estamos indo”.
Natural de Recife, Sued chegou ao clube para assumir a equipe Sub-13 em 2014. Em 2015, foi campeão estadual invicto e sem levar gols. No ano seguinte, o treinador conseguiu repetir o feito de levantar a taça com invencibilidade. Em 2017, o técnico foi promovido e assumiu o plantel do Sub-17, categoria que comandou até dezembro de 2021.
Na ocasião, o Leão demitiu Ricardo Severo e Sued migrou para o Sub-20, onde também fez um ótimo trabalho. O grande destaque do treinador foi a campanha na Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2023, quando chegou às quartas de final, sendo derrotados pelo Goiás, por 1×0.
P: Expectativa interna do clube para a campanha na competição italiana
“A mentalidade é sempre vencedora, independente da competição e da categoria. Quando o Sport está em competição a gente tenta extrair o máximo possível que a competição possa nos fornecer e extrair esse máximo é você vivenciar ela por mais tempo. Nessa primeira fase, teoricamente, podemos ter confrontos mais tranquilos, mas acredito que são equipes competentes porque ninguém ia se submeter à uma competição internacional se não tivesse uma equipe competente.”
“Mas a gente vai ter um pouco mais de dificuldade por conta do anonimato das equipes, porque não temos vídeos sobre eles. A gente vai esperar ter o primeiro jogo para, de alguma forma, poder acompanhar os outros adversários durante a competição. E a expectativa é que a gente possa dar o primeiro passo que é passar da primeira fase. Depois daí, estando mais preparado, mais equilibrado, entendo melhor a competição, mais adaptado ao clima, ao fuso horário, a gente vai conseguir se tornar mais competitivo e ir galgando a competição conforme fomos avançando. Porém, a mentalidade sempre será chegar o mais longe possível.”
TV SPORT: COLETIVA DO AUXILIAR-TÉCNICO LUÍS FERNANDO FLORES
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.